ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  16    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Petrallás deixa base de Ednaldo e assina carta por "nova CBF"

Sucessor de Cezário é um dos 19 presidentes estaduais que pedem descentralização do futebol

Por Gustavo Bonotto | 15/05/2025 23:04
Petrallás deixa base de Ednaldo e assina carta por "nova CBF"
Ednaldo Rodrigues, presidente afastado da CBF e Estevão Petrallás, presidente recém-eleito do futebol sul-mato-grossense. (Foto: Arquivo/FFMS)

O recém-eleito presidente da FFMS (Federação Estadual de Futebol), Estevão Petrallás, assinou manifesto de apoio a uma "nova CBF" (Confederação Brasileira de Futebol). O gesto ocorreu nesta quinta-feira (15), após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afastar pela segunda vez Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade, devido a suspeitas de irregularidades na eleição que o manteve no cargo.

Petrallás faz parte da lista de 19 presidentes de federações estaduais que "soltaram a mão" do presidente afastado e assinaram o “Manifesto pela estabilidade, renovação e descentralização do futebol brasileiro”, que defende a construção de uma chapa única comprometida com a estabilidade institucional e a profissionalização da Confederação.

Entre os signatários estão presidentes das federações do Acre, Alagoas, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Paraíba, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Rio Grande do Sul.

O documento obtido pelo Campo Grande News destaca "[...] a necessidade de enfrentar problemas estruturais do futebol nacional, como calendário desequilibrado, qualidade dos gramados, segurança nos estádios e a profissionalização da arbitragem". Segundo os presidentes estaduais, a CBF "[...] deve superar a judicialização e a instabilidade que prejudicam sua gestão há mais de uma década, além de recuperar sua autonomia interna e adotar práticas de governança, eficiência e transparência".

Por fim, o manifesto também pede um "ambiente democrático e integrador para os atores do futebol brasileiro".

A reportagem entrou em contato com a assessoria da FFMS para solicitar mais detalhes sobre o manifesto, assim como uma fala do próprio presidente estadual, mas não houve resposta no prazo estipulado de uma hora até a publicação do texto. O espaço, no entanto, segue aberto para declarações futuras.

Entenda o caso - O afastamento de Ednaldo ocorreu após o desembargador Gabriel de Oliveira Zéfiro determinar a saída do presidente da CBF, alegando a falsificação da assinatura do ex-presidente Coronel Nunes em um acordo judicial que permitiu a eleição de Rodrigues em março. O vice-presidente Fernando Sarney assumiu a presidência como interventor, apesar de não integrar a chapa de reeleição de Ednaldo. Rodrigues participa do 75º Congresso Ordinário da Fifa no Paraguai.

Esta é a segunda vez que Ednaldo Rodrigues é afastado do cargo pelo TJRJ. Em dezembro de 2023, ele foi destituído pela primeira vez, mas retomou a presidência após decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), que evitou risco de exclusão do Brasil em competições internacionais por causa da intervenção judicial na CBF.

Veja o manifesto na íntegra:

Petrallás deixa base de Ednaldo e assina carta por "nova CBF"
Petrallás deixa base de Ednaldo e assina carta por "nova CBF"

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias