A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 14 de Novembro de 2018

20/03/2018 16:05

Quem é o atleta de MS que Tite convocou para amistosos da seleção?

Jogador sul-mato-grossense foi convocado pela primeira vez pela seleção brasileira e estará na equipe que enfrentará Rússia e Alemanha

Gabriel Neris
Ismaily está no Shakhtar Donetsk desde 2013 e foi convocado pela primeira vez (Foto: Arquivo pessoal)Ismaily está no Shakhtar Donetsk desde 2013 e foi convocado pela primeira vez (Foto: Arquivo pessoal)

Ismaily Gonçalves dos Santos, de 28 anos, pouco conhecido no futebol brasileiro, não escapou do olhar do técnico Tite. Quarta opção para a lateral-esquerda, o nome do jogador sul-mato-grossense aparece na lista de convocação da seleção brasileira na última chamada antes da lista final para a Copa do Mundo.

O atleta foi chamado nesta terça-feira (20) para integrar o elenco que jogará os amistosos contra Rússia e Alemanha. Na sexta-feira, o Brasil enfrenta a Rússia, em Moscou, às 12h (de MS). Na terça-feira será a vez dos alemães, às 14h15, em Berlim.

O jogador é natural da pequena Angélica, de 10,4 mil habitantes, conforme o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – localizada na região sudeste do Estado, a 263 km de Campo Grande.

E foi vestindo a camisa do Ivinhema Futebol Clube que Ismaily se lançou no futebol. Em 2008, estava no time campeão estadual. O técnico Douglas Ricardo, campeão daquele time, conta que conhece Ismaily desde os 15 anos. “Tinha muita força, habilidade, dava para ver que tinha futuro. Ficamos felizes e orgulhosos, principalmente para a região do Vale do Ivinhema”, diz o treinador.

O início da carreira não foi fácil e o jogador contava com a ajuda de várias pessoas, até mesmo para situações simples, como arrumar dinheiro para gasolina. “Hoje chegou no topo, no maior do mundo, que é a seleção brasileira”, diz Douglas.

Ismaily vestiu a camisa do Ivinhema, em 2008, e foi campeão estadual (Foto: Gazeta MS/Reprodução)Ismaily vestiu a camisa do Ivinhema, em 2008, e foi campeão estadual (Foto: Gazeta MS/Reprodução)

Ainda em 2008 foi negociado com a Traffic, grupo de direitos esportivos. No Brasil, passou rapidamente pelo Desportivo Brasil e São Bento, ambos de São Paulo. Foi para o futebol português, onde atuou pelo Estoril, Olhanense e Braga.

Pelo Braga enfrentou times de maior expressão, como Manchester United-ING, Udinense-ITA e Galatasaray-TUR, pela Liga dos Campeões. O desempenho despertou o interesse do Shakhtar Donestsk, da Ucrânia, onde está desde 2013 hoje. São 124 jogos, com 12 gols marcados e 10 títulos comemorados desde então. Somente nesta temporada balançou as redes quatro vezes, pouco comum para um lateral, em 32 jogos, uma média de um gol a cada oito jogos.

A presença de vários jogadores do clube na seleção e posteriormente negociados com grandes clubes do mundo empolgou o jogador. Exemplo disso são Willian, hoje no Chelsea-ING, Fernandinho-ING, no Manchester City, e Douglas Costa, que passou pelo Bayern de Munique-ALE e hoje está na Juventus-ITA.

Ao site Football.ua, o jogador falou sobre a possibilidade de chegar a seleção brasileira. “Sonho com isso, mas entendo o quanto é difícil. Fico feliz que muitos jogadores do Shakhtar recentemente tenham sido chamados para a seleção. Precisamos trabalhar, desenvolver e possivelmente um dia isso vai acontecer”, disse em 2016.

E o sonho se concretiza depois de duas baixas na seleção. Filipe Luís, do Atlético de Madrid-ESP, havia sido convocado, mas na semana passada sofreu uma fratura na fíbula da perna esquerda. Alex Sandro, da Juventus-ITA, foi chamado para seu lugar, porém também foi cortado por lesão muscular na coxa direita.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions