ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  15    CAMPO GRANDE 18º

Esportes

Seleções estaduais disputam título nacional de Handebol na Capital esta semana

Campeonato Brasileiro de Handebol teve início nesta terça-feira; jogos ocorrem no Moreninho e no Guanandizão

Por Clara Farias | 15/07/2025 15:42
Seleções estaduais disputam título nacional de Handebol na Capital esta semana
Atleta da seleção de Alagoas jogando bola no gol (Foto: Osmar Veiga)

Campo Grande volta a sediar o Campeonato Brasileiro de Handebol, e entram em quadra as seleções estaduais na categoria cadete, que engloba atletas de 15 e 16 anos. A disputa começou na tarde desta terça-feira (15), com partidas no Ginásio Guanandizão e no Ginásio Moreninho.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Campo Grande sedia o Campeonato Brasileiro de Handebol Cadete, com atletas de 15 e 16 anos. A competição, iniciada nesta terça-feira (15), reúne seleções estaduais no Ginásio Guanandizão e Ginásio Moreninho. Os jogos são transmitidos pelo canal da Confederação Brasileira de Handebol.No feminino, os grupos são formados por: Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo (Grupo A); Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo (Grupo B); e Alagoas, Distrito Federal e Rio Grande do Sul (Grupo C). Rio Grande do Sul venceu Alagoas na estreia. No masculino, São Paulo enfrenta Mato Grosso do Sul. Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo são favoritos ao título.

Os grupos estão divididos em três chaves, tanto no feminino quanto no masculino, e as partidas estão sendo transmitidas no canal oficial da Confederação Brasileira de Handebol.

Na categoria feminina, as seleções de Santa Catarina, Goiás e Espírito Santo estão no Grupo A. No Grupo B, participam as seleções do Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. No Grupo C, estão as seleções de Alagoas, Distrito Federal e Rio Grande do Sul.

Na estreia do campeonato, Rio Grande do Sul enfrentou Alagoas e garantiu a vitória com o placar de 24 a 17. Na quadra do Ginásio Guanandizão, os gritos de apoio do pai de uma atleta de Alagoas ecoavam aos quatro cantos. Após viajar quase 3 mil quilômetros para ver Sofia Ventura jogar em Mato Grosso do Sul, o sentimento do pai coruja é de orgulho.

Seleções estaduais disputam título nacional de Handebol na Capital esta semana
Silvestre Soares com camisa de torcedor da seleção de Alagoas (Foto: Osmar Veiga)

O pai, Silvestre Soares, de 54 anos, relata que está acompanhando a filha há aproximadamente três anos. "Eu viajo principalmente quando eu percebo que ela vai jogar. O que mais me orgulha dela é o quanto que ela evoluiu no handebol, o quanto ela está contribuindo com o esporte, de modo geral", disse.

Questionado se o time da filha sairia campeão no domingo, data que marca o encerramento do evento, Silvestre fez o clássico discurso de um desportista. "Só o esporte é que vai dizer. O esporte é uma caixinha de surpresas, né?!", finalizou.

Com a vantagem de ser a cabeça da chave, a seleção feminina do Paraná aproveitou a tarde para conhecer as adversárias e vê-las jogando. O técnico, Anesio Moraes, de 47 anos, contou ao Campo Grande News que o time estreia amanhã, contra o Mato Grosso do Sul. "Tem um diferencial que é esse novo modelo de seleções, que ficou extinto e voltou há uns três anos. É bom porque aí a gente analisa os outros estados para comparar o nosso e ter um parâmetro se a gente está indo no caminho certo ou não", detalhou.

Seleções estaduais disputam título nacional de Handebol na Capital esta semana
Alanis Almeida, de 16 anos, foi campeã brasileira juvenil e agora disputa na categoria cadete, representando o Paraná (Foto: Osmar Veiga)

Uma das atletas do Paraná, Alanis Almeida, de 16 anos, relata que pratica o esporte desde os 7 anos de idade. "Eu comecei a jogar porque sou canhota e meus pais acharam que seria uma boa ideia. É muito bom estar dentro de quadra, jogando com todo mundo. É um esporte que se aprende muito, é incrível a experiência. Este ano fui campeã brasileira do Juvenil. E estou colecionando medalhas. Pretendo continuar no handebol se der certo", disse ela.

Na categoria masculina, a seleção de São Paulo enfrenta Mato Grosso do Sul às 15h40. Pela primeira vez no Estado, o técnico Jefferson Silvano, 42, relata que está sendo uma experiência legal. "É uma experiência nova pra mim, primeira vez dirigindo a seleção paulista. Estamos gostando muito da hospitalidade da cidade e da competição em si", disse.

A seleção paulista é uma das favoritas para a vitória do campeonato, junto com Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, segundo Jefferson. "Toda competição que a gente entra, entra para mirar o título. Mas sabemos que as equipes que vão jogar contra a gente são muito boas", finalizou.

As partidas estão sendo transmitidas no canal oficial da Confederação Brasileira de Handebol, no Youtube. Os jogos podem ser vistos neste link.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias