ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Esportes

Taekwondo define campeões dos Jogos Escolares de MS deste ano

Disputas são as primeiras da modalidade nos Jogos Escolares e aconteceram em academia

Nyelder Rodrigues | 26/09/2021 09:09
Atletas na disputa do taekwondo nos Jogos Escolas de MS de 2021 (Foto: Lucas Castro/Divulgação/Fundesporte)
Atletas na disputa do taekwondo nos Jogos Escolas de MS de 2021 (Foto: Lucas Castro/Divulgação/Fundesporte)

A primeira modalidade a definir os campeões dos Jogos Escolares de Mato Grosso do Sul neste ano foi o taekwondo, em duelos realizados no sábado (25) nas categorias masculina e feminina com atletas dentre 15 e 17 anos.

As disputas foram realizadas na Academia Fábio Costa, em Campo Grande, onde apenas duas lutas movimentaram os tatames, uma em cada gênero. O título foi decidido no sistema de melhor de três combates, sem necessidade de final.

Foram inscritos cinco atletas, sendo duas meninas e três meninos, de Campo Grande e Três Lagoas. Luiz Felipe Aquino, da Capital, representando o Colégio Liceu, nem precisou lutar e venceu por WO na categoria até 63 kg.

No feminino, o embate foi entre Yasmin Silva, da Escola Estadual Rui Barbosa, de Campo Grande, e Heloisa Ferreira de Souza, da Escola Estadual Fernando Corrêa, de Três Lagoas, na categoria acima de 63 kg.

Após as três lutas, vitória por 2 a 1 da campo-grandense. Assim que deu o golpe final, garantindo a medalha de ouro, Yasmin foi às lágrimas. "O choro foi de alegria, de ver que tudo valeu a pena, tanto esforço e treino", frisa.

A atleta ainda destaca que treina toda semana, mesmo quando está mal. "Chegar aqui e ser campeã é gratificante", confessa a atleta, que tem como marca própria gritar a cada golpe aplicado. "Os gritos me motivam bastante, porque bate o cansaço, mas a motivação tem de vir de mim mesma nesses momentos".

A taekwondista de 16 anos conheceu a arte marcial coreana durante a pandemia e começou treinar há pouco tempo com o mestre Fábio Costa, na academia onde a competição foi realizada. Este foi seu primeiro campeonato.

"O primeiro da minha vida, então eu estava muito nervosa, mas deu tudo certo", completa Yasmin. Entre os meninos, Luiz Henrique Santos não esperou chegar à última luta na melhor de três para ficar com o ouro.

O três-lagoense, com as cores do Sesc Escola Três Lagoas, fez 2 a 0 em seu adversário, Nicolas Werner da Rocha, da Escola Estadual Professora Ada Teixeira Dos Santos Pereira, de Campo Grande, na categoria até 73 kg.

Estreante, o jovem atleta de 16 anos revela que um de seus desejos era participar dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. "Me sinto realizado, me esforcei bastante por essa medalha e, graças a Deus, consegui a vitória. Sempre tive vontade de competir nos Jogos e hoje estou aqui".

Nos siga no Google Notícias