ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  20    CAMPO GRANDE 18º

Esportes

Treinador de 532 “filhos”, Júlio terá 1º Dia dos Pais com Pedro Lucca

Presidente do Náutico Futebol Clube, de Campo Grande, perdeu filho antes do nascimento e agora tem bebezinho

Gabriel de Matos | 13/08/2023 07:15
Júlio Cézar e a esposa Priscilla Lima comemorando o primeiro mês de Pedro Lucca (Foto: Acervo Pessoal)
Júlio Cézar e a esposa Priscilla Lima comemorando o primeiro mês de Pedro Lucca (Foto: Acervo Pessoal)

A vida do treinador de futebol Júlio Cézar Ramos, de 38 anos, é permeada de casos que envolvem o esporte. O avô, João Batista Nunes, fundou o Náutico Futebol Clube em Campo Grande. Ele foi jogador, é presidente do clube e já atuou por Comercial e Operário. Porém, nenhum título em campo foi maior que o nascimento do primeiro filho, Pedro Lucca.

O menino de 2 meses veio após resiliência e perseverança do casal, Júlio e Priscilla Lima, de 38 anos. Eles estão casados desde 2009 e depois de 14 anos, veio a gestação e o nascimento do Pedro Lucca.

Para este primeiro Dia dos Pais, Júlio pretende passar com todos os que o apoiaram ao longo da trajetória como diretor e técnico do Náutico. Atualmente, o clube tem 532 jogadores das categorias de base ao time profissional. De alguma forma, ele é o "pai" de todos os meninos do Náutico.

No sábado (12), o clube terá uma festa no Jardim Aeroporto e a celebração deve varar a madrugada.

Deus é muito bom, como sempre em outras datas, vamos passar com a família. Ele vai fazer eu passar o meu primeiro Dia dos Pais com todas as pessoas que me ajudaram e que acreditaram", ressaltou Júlio.

A história que hoje é de alegria e felicidade também já teve lágrimas de tristeza. Júlio relatou que era o único dos irmãos que ainda não tinha filho. Trabalhando diariamente com jogadores e atletas de categoria de base, o convívio com crianças era comum. Mas faltava o descendente.

Júlio em dia de jogo no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande (Foto: Acervo Pessoal)
Júlio em dia de jogo no Estádio Jacques da Luz, em Campo Grande (Foto: Acervo Pessoal)

Caminho até a gravidez - O casal tinha problemas de fertilidade e fizeram tratamento por alguns anos para tentar o tão sonhado filho. Enquanto isso, ele reativou o antigo sonho do avô - fazer do Náutico um clube.

O time começou como projeto social em 2014, quando o seu João já estava doente. Emocionados, a equipe tricolor verde, preta e branco da Capital foi ganhando espaço e membros para jogar bola.

Muitos diziam a Júlio que ele não precisava ter um filho biológico, porque "de coração" já tinha "mais de 300". "Nos atrapalhava muito isso [a cobrança]. A gente entregou na mão de Deus".

No ano de 2018, aconteceu episódio triste na vida de Júlio e da esposa Priscilla. No meio da gravidez, ela perdeu o bebê. Isso após ambos venderem vários bens materiais para os custos do tratamento de fertilidade. Resiliente, Júlio demonstrou fé no momento de luta. Ele manteve a paz, acalmou a esposa e seguiu.

Júlio, esposa Priscilla e o filho posando para foto (Foto: Acervo Pessoal)
Júlio, esposa Priscilla e o filho posando para foto (Foto: Acervo Pessoal)

Dia da glória - "Hoje é o dia da glória, de fazer história". Assim cantou a torcida do Cruzeiro na campanha de acesso para o Campeonato Brasileiro Série A de 2023. A nível local, era o dia da estreia do time profissional do Náutico no Campeonato Sul-Mato-Grossense Série B de 2022. A data era 9 de outubro de 2022.

O sábado foi muito especial para Júlio Cézar. Em meio à correria de estreia no Estadual, veio a esperada notícia. Ele explicou que estava a caminho do Estádio Jacques da Luz, nas Moreninhas, em Campo Grande, quando recebeu ligação.

No dia do jogo da estreia, minha cabeça tava a mil, era meu primeiro jogo como treinador profissional. Vivia um dia tenso, mas feliz, né? Minha esposa ligou chorando e falou para eu encontrá-la", relatou.

Ao chegar, ela não conseguia conter as lágrimas. Priscilla conduziu o marido ao banheiro, onde tinha vários testes de gravidez. O detalhe: positivos. Era o começo de uma nova gestação. Após a perda da primeira, ela pregava cautela e Júlio euforia com paciência.

"Aquilo para mim foi uma sensação que eu não consigo explicar de alegria. A gente chorou para caramba, meus pais estavam viajando. Foi o único dia na minha vida. Eu passei sozinho com a minha esposa e a gente descobriu que ela estava grávida naquele momento", contextualiza.

Mesmo com o medo, ele ligou para a família e amigos próximos para repassar a notícia. No jogo, empate em 2 a 2 contra o Comercial (Três Lagoas). A campanha seguiu e o Náutico ficou em terceiro na classificação, por punição da Justiça Desportiva, não conseguiu o acesso para primeira divisão.

Júlio posando para foto com o pequeno Lucca (Foto: Acervo Pessoal)
Júlio posando para foto com o pequeno Lucca (Foto: Acervo Pessoal)

Após o nascimento - Atualmente, Júlio divide as funções de presidente e treinador do clube. Ele conta que é complicado estar afastado do filho em alguns momentos por conta da agenda de jogos e treinamentos. No entanto, ele tem a certeza de que no "futuro, Pedro Lucca entenderá".

Em relação às possíveis carreiras do pequeno filho de dois meses, o técnico brincou que gostaria de vê-lo com a camisa do Náutico. "Daqui a pouco ele vai estar aqui correndo comigo vai estar jogando bola, então, eu sei que eu devo plantar algo plantar coisas boas". Ele complementa que não importa a carreira, o fundamental é que a criança seja feliz.

Eu tenho certeza que eu vou passar para ele tudo independente do que ele escolher. O Pedro vai ter um preço a pagar igual eu tive. Me afastei de várias pessoas porque as elas entendiam que eu estava indo pelo caminho errado. Eu plantei lá atrás e eu tô colhendo poder ver um projeto social da minha família jogando um um campeonato profissional", detalha a trajetória.

Por fim, Júlio deixa mensagem de esperança para famílias que viveram a mesma situação de perder um filho antes do nascimento. "O que eu tenho falar para as pessoas é que ela que elas possam viver a vida delas. A própria Bíblia fala que a a fé anda junto. Então basta a gente trabalhar se qualificar entregar na mão de Deus e ter a fé. Ele vai nos ajudar nos momentos difíceis. Além disso, abrace a esposa, seu pai e sua mãe. E nunca desista!".

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias