ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 25º

Jogo Aberto

"Zóio" do PCC não consegue se livrar do Presídio Federal

Humberto Marques | 18/07/2019 06:00
Adriano Moreira da Silva, durante prisão em 2018.
Adriano Moreira da Silva, durante prisão em 2018.

Rejeitado – Preso durante a Operação Nevada – que em 2016 escancarou um esquema de tráfico de cocaína boliviana – e apontado como suposto líder do PCC em Mato Grosso do Sul, Adriano Moreira da Silva, teve negado pedido para deixar o sistema prisional federal. A decisão do juiz Bruno Teixeira, da 3ª Vara Federal, ainda estendeu sua estadia por mais um ano.

Argumentos – Silva apresentou uma série de alegações, insuficientes para convencer o juíz de sua inocência. Entre elas, a de que a liderança na facção veio de “meras ilações da imprensa” e que outros presos na Nevada, em regimes menos rígidos, não foram alvos de operação de resgate. A limitação visual – que lhe rendeu apelidos do tipo "Zóio" – e abalos psicológicos causados pelo isolamento, também foram citados pela defesa, mas descartados pelo magistrado.

Agosto – O Diretório Municipal do PDT deve analisar na próxima reunião, em agosto, a postura dos vereadores Ademir Santana e Odilon de Oliveira, que dedicaram votos favoráveis ao projeto que aumentou a alíquota de contribuição dos servidores da Prefeitura de Campo Grande à Previdência, de 11% para 14%.

Sem posição – Nacionalmente, o partido foi contra as mudanças propostas pelo Governo Bolsonaro. Localmente, porém, o fato de o projeto ser votado em regime de urgência impediu o PDT de orientar sua bancada na Câmara, conforme relatou seu presidente municipal, Yves Drosghic.

Portas abertas – A posição dos vereadores aumenta as especulações de que ambos deixarão o PDT em março de 2020, data de abertura da janela partidária visando as eleições do ano que vem. Enquanto Ademir tem proximidade com o deputado estadual Jamilson Name, que já admitiu a possibilidade de sair do PDT, o outro vereador seguiria o pai, o juiz aposentado Odilon de Oliveira, que já deixou o partido.

Sem verba - Só 12% dos municípios brasileiros tiveram algum tipo de repasse do Ministério da Cultura nos últimos 10 anos, e desses, só 4,8% estão no no Centro-Oeste. Os dados integram estudo técnico divulgado ontem (17) pela Confederação Nacional de Municípios. A ideia da entida foi comprovar a desigualdade entre regiões no compartilhamento desses recursos financeiros.

Fake news- Novamente, Mato Grosso do Sul ganhou a mídia nacional por conta de fake news. Ontem circulou na internet imagem falsa do rompimento da ponte que liga Guaíra (PR) a Mundo Novo. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) teve até de enviar comunicado esclarecendo que era mentira e que apenas um recapeamento ocorria na região.

Futuro - Com UFMS e outras universidades alegando não ter dinheiro nem para conta de água e luz, o Ministério da Educação anunciou que pretende criar um fundo privado, negociados na Bolsa de Valores, para financiar as universidades e institutos federais. A conta começa com R$ 102,6 bilhões. 

Caos - A Avenida Júlio de Castilhos já é uma das que geram mais reclamações dos motoristas em Campo Grande. Mas agora, a coisa parece ter extrapolado. Quem trafega pela região reclama que ninguém respeita a proibição de estacionamento e não há um guarda de trânsito para fiscalizar.

Rei, é rei - Aos 76 anos e cantando basicamente as mesmas canções há décadas, Roberto Carlos segue soberano, a julgar pelo interesse por seu show em Campo Grande em 8 de agosto. O mapa de lugares está quase todo preenchido. Restam poucos ingressos, a maioria de R$ 520. 

Imagem falsa que circulou no Whatsapp como se fosse na divisa entre MS e PR.
Imagem falsa que circulou no Whatsapp como se fosse na divisa entre MS e PR.
Nos siga no Google Notícias