ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  22    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

“Baixinho” e “grisalho”: Beto e Riedel são sinceros com cegos

Por Fernanda Palheta, Gabriela Couto, Maristela Brunetto e Anahi Zurutuza | 03/04/2024 06:00
Beto Pereira e Eduardo Riedel colocam colares em pessoas capacitadas para atender pessoas com “deficiências ocultas” (Foto: Henrique Kawaminami)
Beto Pereira e Eduardo Riedel colocam colares em pessoas capacitadas para atender pessoas com “deficiências ocultas” (Foto: Henrique Kawaminami)

Acessibilidade – Durante o lançamento do programa MS Acessível, na tarde desta terça-feira (2), os recursos de acessibilidade foram protagonistas no evento. Todos os participantes, desde o cerimonial até o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), fizeram suas audiodescrições (para cegos) antes de iniciar suas falas.

Sincerões – As audiodescrições que antecederam os discursos foram bem sinceras. O deputado federal e pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB), começou pelo tamanho: "Baixinho, usando calça jeans, camisa branca e sapatênis". Já o governador entregou as mudanças do tempo: "cabelo indo pro grisalho".

Multiacessível – A primeira-dama, Mônica Riedel, descreveu até os efeitos de uma agenda tão importante para ela: "alta, com 1,71 e olhos marejados e sorriso no rosto". Ela ainda usou Libras (Língua Brasileira de Sinais) para dar boa tarde aos presentes.

GPS para cegos – Outro mecanismo usado para garantir a inclusão foi uma "saudação" sem microfone, uma atitude adotada pelo governador e a primeira-dama. A subsecretária de Estado de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência, Telma Nantes, explicou que a atitude auxilia as pessoas cegas e com baixa visão a identificarem onde está a pessoa falante.

Abraço da vida – O deputado estadual Pedro Kemp (PT) apresentou projeto de lei que prevê a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método pré-hospitalar denominado Manobra de Heimlich (“abraço da vida”). A proposta pede que avisos devem ser expostos para o público nos hotéis, restaurantes, salões de festas e nas praças de alimentação dos shopping centers. A medida serve para salvar vítima de engasgo, após caso ser registrado recentemente na Capital.

Ampliação – O deputado Paulo Duarte (PSB), durante sessão desta terça-feira (2), apresentou indicação solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria de Saúde, estudo e viabilidade de flexibilização dos critérios de distribuição da vacina contra o VSF (Vírus Sincicial Respiratório) para crianças que nasceram prematuras, com idade gestacional de até 35 semanas.

Público restrito – O VSR é um dos principais agentes etiológicos das infecções do trato respiratório inferior entre crianças menores de 2 anos. Atualmente, podem receber o medicamento crianças com menos de um ano, que nasceram prematuras com idade gestacional menor ou igual a 28 semanas e crianças com até 2 anos com doença pulmonar crônica ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada.

Para deixar claro – Seguindo movimento da OAB federal, a entidade no Estado apresentou o Memorando de Entendimento ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul. O presidente da OAB, Bitto Pereira, levou ao procurador-geral de Justiça, Alexandre Magno Lacerda, o documento sobre as prerrogativas dos advogados quando ocorrem buscas e apreensões em escritórios de advocacia.

Prerrogativa – O Estatuto da Advocacia prevê que o ato deve ser acompanhado por representantes da OAB, com confecção de um termo específico e acesso do profissional a todo o material recolhido. Também foi manifestada a preocupação com a preservação do sigilo das comunicações com clientes e privadas.

Convocação – O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) já começou a convocar voluntários para as eleições. Nesta segunda-feira (1º), cidadãos que já atuaram em outros pleitos, como os escrutinadores – que trabalham na apuração dos votos –, receberam mensagens por WhatsApp perguntando da disponibilidade no dia 6 de outubro, para quando está marcado o primeiro turno.

Nos siga no Google Notícias