ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

De 138 presos no fim de ano, só 6 são mulheres

Ângela Kempfer | 10/01/2020 06:00
A atriz Vanessa Giácomo foi escalada para ser Eliza Samudio em série da Globo. (Foto: Montagem Campo Grande News)
A atriz Vanessa Giácomo foi escalada para ser Eliza Samudio em série da Globo. (Foto: Montagem Campo Grande News)

Espancadas - Em 18 dias de recesso do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, 28 mulheres foram vítimas da violência só em Campo Grande. No balanço do TJ/MS sobre o plantão de fim de ano, os registros reforçam a necessidade de polícias públicas contra esse tipo de crime, na maioria das vezes, silencioso.

2º no ranking - De 20 de dezembro até 6 de janeiro, 12 mulheres foram ameaçadas, 15 agredidas fisicamente e 1 estuprada. Em tempos de festas familiares, a proximidade eleva também os conflitos. No universo de crimes praticados que geraram audiência de custódia, a violência contra a mulher ficou em segundo lugar, superada só por outro problema grave de Campo Grande, o tráfico de drogas.

Sem registro - No ano passado, durante o mesmo recesso de Natal e Ano Novo, foram 15 casos, quase a metade do último plantão. “Importante ressaltar que esse aumento da violência contra a mulher corresponde apenas aos casos que foram comunicados às autoridades e que resultaram em prisões em flagrante, e não incluem os casos tratados diretamente pelas varas de violência doméstica, o que leva a crer ser o número real de mulheres agredidas bem maior”, reforça a assessoria do TJ/MS.

Inocentes - Outro dado do Tribunal que merece destaque é que “enquanto 132 homens foram presos em flagrante ao longo do recesso, só 6 mulheres foram detidas. É um número menor, inclusive, ao de menores infratores, o qual foi de 10 apreensões”.

Eliza Samúdio - Ainda no mesmo assunto, nova série da Rede Globo vai abordar o assassinado de Eliza Samudio. Para o papel da vítima, a atriz Vanessa Giácomo foi escalada. O ex-goleiro do Flamengo, Bruno de Souza, volta aos holofotes como a pessoa que planejou a morte e também o filho e a mãe de Eliza, que vivem em Mato Grosso do Sul.

Saúde mental - A Rede de Atenção Psicossocial de Campo Grande cresceu, com habilitação e qualificação de novas unidades o que faz o município calcular um incremento neste ano de R$5 milhões a mais para custeio e investimento nos serviços de saúde mental.

Conexões - O povo de Corumbá comemora mais um "modernidade" chegando. O Aeroporto Internacional da cidade agora tem Wi-Fi gratuita. O usuário só precisa entrar no "Infraero Free Wi-Fi" e pronto. Mas, assim como em outros aeroportos do País, dá para assinar pacotes de internet nas modalidades de um dia ou mensal. A direção garante "conexões rápidas e acesso simplificado"

Vacina - Depois de meses em falta, o Ministério da Saúde anunciou ontem (9) que começou a distribuir 1,7 milhão de doses da vacina pentavalente aos estados. Desde junho a prevenção estava comprometida por "problemas com os fornecedores", segundo o governo. A vacina garante proteção contra cinco doenças: difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria Haemophilus influenza tipo B (responsável por infecções no nariz e na garganta).

Safra - A última estimativa divulgada pelo IBGE aponta safra recorde de cereais, leguminosas e oleaginosas. Em 2019, são 241,5 milhões de toneladas. A estimativa é 6,6% superior à safra de 2018, de 226,5 milhões de toneladas, e 1,3% maior que o recorde anterior, de 2017, de 238,4 milhões de toneladas.

Mais empréstimo - O saque-aniversário começa a ser liberado em abril, mas as previsões são super otimistas. O governo diz que a medida tem "potencial de quintuplicar o volume de crédito consignado". A lógica é que o saque-aniversário deve criar um mercado de até R$ 100 bilhões aos bancos, que devem fazer com que os juros médios caiam.

Nos siga no Google Notícias