ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JUNHO, SEXTA  06    CAMPO GRANDE 28º

Jogo Aberto

Deputada procurada pela Interpol gastou verba parlamentar em Bonito

Por Fernanda Palheta e Mylena Fraiha | 05/06/2025 06:00
Deputada procurada pela Interpol gastou verba parlamentar em Bonito
Carla Zambelli e o marido estiveram em Mato Grosso do Sul no ano passado. (Foto: Reprodução)

Festinha paga pela Câmara - Com prisão preventiva decretada e status de "procurada pela Interpol", os "podres" da deputada Carla Zambelli (PL-SP) vem à tona diariamente em "rede nacional", depois da fuga dela para a Itália. Uma das revelações foi o uso R$ 3,8 mil da cota parlamentar para custear uma viagem a Bonito, em 2024, ao lado do marido.

Não pode - O casal fez passeio turístico com trilha, mergulho e visitou o centro de recuperação de animais, na semana do aniversário da deputada. Apesar de recorrente entre parlamentares, o uso da cota para fins pessoais ou turísticos é vedado pelas normas da Câmara dos Deputados e deveria servir só para compromissos oficiais.

Laço Comprido – Nesta quarta-feira (4), a prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou a lei que inclui o “Brasileirão de Laço Comprido” no calendário oficial de eventos de Campo Grande. A competição será realizada anualmente na primeira quinzena de junho, em arena própria, sob responsabilidade do Circuito de Laço Comprido de Campo Grande. Com a inclusão no calendário oficial, o Executivo poderá oferecer apoio com estrutura e organização do trânsito, mediante solicitação prévia dos organizadores.

Na conta – Durante a reunião entre deputados estaduais e o governador Eduardo Riedel (PSDB), na manhã desta quarta-feira (4), foi anunciada a liberação de R$ 35 milhões em emendas no próximo dia 11 de junho. O presidente da Casa de Leis, deputado Gerson Claro (PP), explicou que o recurso é referente exclusivamente às emendas destinadas à saúde. “Comemoramos isso com os municípios. É um momento importante, de receber um dinheiro que contribui muito. Todos precisam de recursos, especialmente para a Saúde”, afirmou Claro.

Se vira nos 10… – Das duas horas e meia de reunião, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, teve apenas 10 minutos para explicar toda a parte técnica sobre o edital da PPP do Hospital Regional e o projeto de regionalização hospitalar do governo. Assim que iniciou sua fala, o titular da SES confessou que esperava mais tempo, já que havia preparado a apresentação para durar 15 minutos.

Resumindo – Com o fim da reunião às 10h30, os deputados estaduais decidiram pular o grande e o pequeno expediente, momentos em que costumam apresentar indicações, requerimentos, moções e abrir debates, para ir direto ao que interessa: votar os projetos pautados para o dia.

Meia hora - Isso porque, de acordo com o regimento interno da Casa de Leis, as votações devem começar às 11h. Em apenas meia hora, os parlamentares aprovaram três projetos: a criação do Dia dos Legendários, a doação de um imóvel para o município de Cassilândia e a escolha do nome para o Fórum de Brasilândia.

Revolta – O risco de interdição da UNEI Dom Bosco voltou a preocupar os servidores da unidade que, segundo o Sindicato dos Servidores da Administração Direta de MS (Sindsad-MS), vivem sob constante incerteza. A entidade afirma que a remoção dos trabalhadores para Três Lagoas, como já foi cogitada, traria prejuízos à vida pessoal e familiar dos profissionais

ECA não deixa - O sindicato também diz que a medida fere direitos previstos no ECA ao afastar adolescentes internados de seus familiares. Em nota, o sindicato cobra urgência na liberação de recursos e na adoção de medidas administrativas para que a unidade alcance condições mínimas de funcionamento e afaste, de forma definitiva, o risco de fechamento.

Quebrando o silêncio - O governador Eduardo Riedel (PSDB) sancionou nesta quarta-feira (4) a lei que inclui oficialmente a Campanha Quebrando o Silêncio no Calendário de Eventos de Mato Grosso do Sul. A ação, que visa o enfrentamento da violência doméstica e familiar, será comemorada anualmente no quarto sábado de agosto. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa e agora integra lei que estabelece o calendário oficial de campanhas e datas comemorativas do Estado.

Nos siga no Google Notícias