ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Deputado vai ao Tribunal de Haia alegando risco democrático

Por Gabriela Couto, Fernanda Palheta e Kamila Alcântara | 15/04/2024 06:00

Tribunal de Haia – O deputado federal Marcos Pollon (PL) faz parte da comissão liderada por Eduardo Bolsonaro (PL) que foi protocolar uma petição no Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, conhecido como Tribunal de Haia, na Holanda. Na denúncia eles alegam o risco ao Estado Democrático de Direito, as perseguições políticas e à liberdade de expressão, além de prisões e medidas judiciais que contrariam a própria Constituição Brasileira.

Israel – Os deputados federais bolsonaristas Rodolfo Nogueira (PL) e Marcos Pollon (PL) dedicaram espaço nas redes sociais para se solidarizar com Israel, atacado pelo Irã no fim de semana. "Queremos que, assim como o presidente americano manifestou total apoio a Israel, queremos que Lula também se manifeste a favor dos israelenses. Ore pela paz em Israel", pediu o gordinho do Bolsonaro.

Fãs mirins – E teve muitos fãs mirins de políticos aproveitando o show da Ana Castela em Campo Grande. O deputado federal Dagoberto Nogueiro (PSDB) levou os netinhos para conhecer a cantora sul-mato-grossense. Assim como o governador Eduardo Riedel (PSDB) que posou com a afilhada Aline nos bastidores do palco. Todas as crianças de chapéu e os políticos tietando a estrela da noite.

Governador Eduardo Riedel com a afilhada a primeira-dama (Foto: Instagram)
Governador Eduardo Riedel com a afilhada a primeira-dama (Foto: Instagram)

Manoel de Barros – A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, citou poesia de Manoel de Barros: “O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê”, do "Livro sobre nada", publicado em 1996, e comparou o trecho com a história de seu Zé Mineiro. “A imaginação sonha, imaginação faz a gente ir além. Há 70 anos ninguém ia imaginar que nós íamos ter na JBS o maior produtor de proteína animal do mundo, gerando milhares de empregos”, relatou.

Longevidade – O presidente também mandou recado para o dono da JBS, que já tem 90 anos, e revelou que ainda quer viver muito mais que seus 78 anos. “Se prepare seu Zé Mineiro. Quero viver até os 120 anos. Vamos nos encontrar daqui 30 anos e vamos comemorar eu fazendo 110 anos e o senhor 120, em algum lugar”.

Compromisso com a democracia – No encerramento de seu discurso no ato inaugural de exportação de carne para a China, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB) reforçou o seu compromisso com a democracia brasileira. “Aqui no nosso Estado não haverá nunca qualquer tipo de discussão que ponha a democracia em segundo plano”, garantiu. Durante o evento a polarização político pós eleição foi citada por diversas autoridades.

Falta agregar valor – A vinda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Mato Grosso do Sul, para oficializar a abertura do mercado de exportação de carne, também faz parte de uma estratégia para se aproximar do setor agropecuário - público majoritariamente "patriota". Para um dos principais representantes do grupo, o presidente da Acrissul (Associação dos Criadores do Mato Grosso do Sul), Guilherme Bumlai, a estratégia comercial não é novidade, mas falta melhorar os preços.

Barato – "Esse é um trabalho que vem sendo feito há muito tempo, de abertura de novas plantas frigoríficas para a China. Mas hoje, neste momento, o mercado chinês tem pagado um preço baixo pela carne, é preciso ver um ponto de equilíbrio entre aumento da exportação e uma melhora do preço da carne", diz Bumlai.

Fica para próxima – Sobre uma visita à Expogrande, Bumlai lamentou a agenda não bater. "Nós tínhamos feito convite, inclusive para a abertura da feira, ao ministro da Agricultura (Carlos Fávaro), mas as agendas não bateram. Quem sabe ano que vem".

Teve título – Depois da falta de adesão dos vereadores para dar o título de cidadão campo-grandense ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e uma manobra da Mesa Diretora que precisou usar o regimento interno para fazer a homenagem, os vereadores petistas Luiza Ribeiro e Ayrton Araújo conseguiram entregar a placa em mãos na última sexta-feira (12).

Cartinha – Além de placa, Lula foi presenteado com uma carta da neta do deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, a pequena Aimeé Valentine. No papel com desenho infantil do presidente e várias estrelas vermelhas, a menina disse que Lula era uma estrela.

Nos siga no Google Notícias