ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Jogo Aberto

Dor da pandemia domina moções de pesar na Assembleia

Gabriela Couto e Tainá Jara | 18/03/2021 06:00
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Moções de Pesar – Desde o início deste ano até esta quarta-feira (16) a Assembleia Legislativa aprovou 38 moções de pesar por mortes provocadas pela covid-19.  São pelo menos duas proposições por sessão da Casa de Leis.

 Tristeza coletiva – Os dados também indicam que o pesar pelas vítimas da pandemia representa hoje a maior causa para esse tipo de tema na Assembleia. O percentual é de 42% do total de moções apresentado.

Citação – Tentando reverter o veto total do projeto de lei de sua autoria que criava o Programa Raízes do Cerrado, o deputado estadual João Henrique Catan (PL) citou o ex-deputado federal Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca. “Se não podemos fazer nenhum programa na condição de deputado, eu não sei o que nós, como diz o Tiririca, poderemos fazer na condição de deputado”.

Não colou - Apesar da argumentação o texto não recebeu apoio suficiente dos colegas e foi arquivado. A ideia era obrigar empresas concessionárias que fazem podas de árvores a fazer  o replantio.

Música – Durante a sessão desta quarta-feira, o celular do deputado Carlos Alberto David (sem partido) tocou e provocou risos dos colegas. Evander Vendramini anotou disse que até viu sorrisos do colega Antônio Vaz (Republicanos), que estava “chateado” com alguns projetos rejeitado. Não foi possível identificar a canção.

Prioridade – David encaminhou para o novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, pedido de inclusão dos profissionais da segurança pública na lista de prioridades do plano de vacinação nacional contra a covid-19. A reivindicação vem desde o início da pandemia.

Sentimento comum – Com o sistema de saúde em colapso em Campo Grande, não só os profissionais da linha de frente estão cansados. “Virada” e participando de vistorias e fiscalizações uma atrás da outra, a promotora de Justiça da Saúde, Filomena Aparecida Depolito Fluminhan, contou alegou estar exausta em coletiva de imprensa realizada ontem.

Autocuidado – Para aquentar o tranco e manter a imunidade alta em tempo de pandemia, a promotora mantém a mão copo térmico com chá. Era de limão, laranja e  cravo.

Protocolo – A fim de evitar riscos de contaminação, a coletiva do Ministério Público Estadual foi realizada ao ar livre, na unidade do órgão na Rua da Paz, no Jardim dos Estados. Os jornalistas chegaram a levar bronca da promotora para manter o distanciamento.

Operação Omertà - A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) da Assembleia aprovou por unanimidade a tramitação do pedido de sustação do andamento da ação penal contra o deputado Jamilson Name (sem partido), réu por lavagem de dinheiro, organização criminosa e exploração do jogo do bicho. A proposta apresentada pelo presidente regional do PP, deputado estadual Evander Vendramini, segue agora para apreciação do plenário.

Nos siga no Google Notícias