ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Em MS, combustível pode ficar mais caro com ICMS único

José Roberto, Adriel Mattos e Gabriela Couto | 18/03/2022 06:00

Aditivo no diesel – A sanção pelo presidente Jair Bolsonaro, da lei que unifica a alíquota de ICMS para os combustíveis, pode obrigar alguns estados (em torno de 10) a advogar contra a própria causa. Como a alíquota, ainda em estudos, deve ficar em torno de 15,6%, estados como Mato Grosso do Sul podem ser obrigados a “fórceps” a aumentar a carga tributária, tendo a definição da alíquota transformado-se na maior dor de cabeça para o Consefaz, comitê que congrega os secretários estaduais de Fazenda.

Descongelamento à vista – Em Mato Grosso do Sul, a alíquota do diesel, por exemplo, é 12%, desde o ano passado, quando o Estado assumiu compromisso de ajudar a frear o preço dos combustíveis. Além disso, congelou a pauta fiscal, desimpactando o aumento de preços anunciados frequentemente pela Petrobras. O futuro reserva um duplo desconforto: para o Estado, que vai ter de compulsoriamente elevar o ICMS sobre o diesel e adequar-se à lei, e ao consumidor, que paga o preço final.

A perseguida – Fundada em 1931, a Acrissul (Associação de Criadores de MS) vive hoje um verdadeiro carma em sua longeva existência. Obrigada a suspender sua feira agropecuária, a Expogrande, apenas durante a Segunda Grande Guerra e, mais atualmente, por conta da pandemia do covid, a entidade se diz perseguida pelo Ministério Público, que cobra o cumprimento de compromissos ambientais assumidos, entre eles, a instalação de isolamento acústico de seu parque de exposições para realizar shows e as atividades da exposição, que vai custar a bagatela de R$ 10 milhões. O local tem 170 mil m². Totalmente inexequível, dizem.

Malha fiscal - Um dos principais motivos para a declaração do IRPF cair em malha são as deduções de despesas médicas, informa à coluna fonte da Receita. Uso de gastos não comprovados ou exagerados é meio caminho para que o contribuinte fique retido e demore a receber a restituição. Portanto, cuidado na hora de utilizar deduções médicas sem os comprovantes, como nota fiscal, recibo ou informe de pagamentos do plano de saúde, por exemplo.

Janela partidária – O vereador Silvio Alves Pena, o Pitu, trocou o União Brasil pela legenda do prefeito Marquinhos Trad. O PSD agora soma oito parlamentares na Casa de Leis. No início do mês, em evento do partido que confirmou a pré-candidatura de Marquinhos ao governo do Estado, ele foi citado como pré-candidato a deputado estadual. O vereador está no primeiro mandato e foi eleito pelo DEM, que se fundiu ao PSL para formar o União Brasil.

Dois pesos, duas medidas - O deputado estadual Paulo Duarte (MDB) pediu vistas do projeto de lei de João Henrique Catan (PL), que reconhece o risco da atividade de atirador desportivo integrante de entidades de desporto legalmente constituídas, com a finalidade de contribuir com os interessados em retirar o porte de armas de fogo. Mas foi informado pelo presidente da Mesa Diretora, Neno Razuk (sem partido), que não podia por conta do regimento interno.

Regimento - Na terça-feira (15), porém, o deputado Marçal Filho (PSDB) conseguiu pedir vistas durante a votação. Quem presidia a Mesa no momento era o titular, Paulo Corrêa (PSDB), que acatou o pedido. Ao citar a diferença no tratamento, Neno rebateu: “Realmente, o senhor tem razão. Mas, que questionem o presidente que estiver em exercício na hora. Eu sigo o regimento. Não tenho dois pesos e duas medidas. Não fui eu que prejudiquei vossa excelência.”

Revoltado - O deputado estadual Carlos Alberto David (sem partido), o Coronel David, afirmou que está revoltado e triste com o fato do seu projeto de lei que cria o cadastro de pedófilos no Estado ter sido derrubado pela PGE (Procuradoria-Geral do Estado), mesmo após a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Mandato x Caneta - Segundo ele, o procurador não tem mandato para mudar a decisão do Legislativo. “Procurador nenhum pode fazer parecer mudando ou contrariando essa Casa. Quero saber de que lado a PGE está? É de bandido? Aquele que mata? Que assalta? Que estupra? Agora, quer proteger pedófilo? Por que o pai, a mãe, não pode ver a cara do criminoso que quer atacar seu filho?”.

Ciclovia na Avenida Cônsul Assaf Trad: banco de areia coloca em risco vida de ciclistas. (Foto: Lucimar Couto)
Ciclovia na Avenida Cônsul Assaf Trad: banco de areia coloca em risco vida de ciclistas. (Foto: Lucimar Couto)

Morte anunciada - A falta de fiscalização e manutenção das ciclovias de Campo Grande tem colocado em risco a vida dos ciclistas. É comum, por exemplo, motociclos elétricos, em alta velocidade, disputando espaço com as bicicletas, em locais que deveriam ser exclusivamente delas. Não é só: buracos e areia estão acumulando nos trechos implantados na cidade. Na Avenida Cônsul Assaf Trad, saída para Cuiabá, a ciclovia desapareceu tomada por entulhos e areia levada pela chuva. O perigo do ciclista derrapar e cair na avenida é eminente.

Nos siga no Google Notícias