ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Equipe torce para hospital de campanha ficar "parado"

Silvia Frias, Leonardo Rocha e Tainá Jara | 07/05/2020 06:00
Vista aérea do hospital de campanha montado HRMS. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)
Vista aérea do hospital de campanha montado HRMS. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)

Torcida - Montado e equipado na segunda quinzena de abril, o hospital de campanha do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) ainda não foi utilizado. O pessoal que lida com a doença todo dia prefere que continue assim.

Motivo - A chefe do Comitê de Crise da instituição reforçou hoje na live da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Ana Paula Borges, informou que a estrutura somente será “inaugurada” quando o HR alcançar 70% da capacidade de atendimento aos pacientes infectados pelo novo coronavírus (covid-19). “Espero não utilizar”, diz.

O plano - A ideia, segundo Ana Paula, é absorver a demanda, a temida curva ascendente de notificações, de forma segura, gradativa e, “principalmente, com qualidade”. O hospital de campanha foi montado com 130 leitos, equipados com respiradores.

Curva - O comitê acompanha os relatórios de infecção e o avanço da covid-19 em Mato Grosso do Sul cotidianamente, desde antes de os casos começarem. A análise de cenário é feita em duas reuniões diárias.

Mistério – Detalhes sobre como vai funcionar o aplicativo criado para monitorar pacientes diagnosticados com o novo coronavírus ainda são tratados com reserva em Mato Grosso do Sul. Nem o nome está decidido ainda.

Tradução – O batismo da tecnologia primeiro era de Die-Covid, . Em inglês a palavra die significa morrer. Mas a grafia não está definida, até por causa da pronúncia levar um resultado duvidoso.

Sem consenso – O secretário de Saúde fala em Dycovid. Enquanto isso,  a assessoria de imprensa se refere à tecnologia como Dai-Covid.

Amarras - O deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB) reclamou nesta semana, da “falta de poder” dos parlamentares para legislar. Para ele, muitas ações competem apenas à União, governo estadual e municípios.

Mudança- O tucano lembrou da ação da Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos)  a esse respeito. A entidade tenta aumentar as prerrogativas dos deputados estaduais por meio de iniciativa do Congresso Nacional.

Não gosto - Em discussão sobre prisão em segunda instância, o deputado Pedro Kemp (PT) disse que tinha "nojo" de debater o tema, pois segundo o petista a questão só gerou repercussão nacional em função da prisão do ex-presidente Lula. "O juiz federal o condenou sem provas, para fazer política", argumentou.

Nos siga no Google Notícias