A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Maio de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


13/10/2015 06:00

Ex-governador dá conselhos às crianças como "tio André"

Priscilla Peres

Tio André - O ex-governador André Puccinelli (PMDB) gravou uma mensagem em vídeo para as crianças do Estado ontem. Se intitulando de "tio André", pediu para que os pequenos prestassem atenção na mensagem e em seguida aconselhou que estudem bastante, aprendam a respeitar o semelhante e principalmente a cuidar ambiente, para deixar um bom Mato Grosso do Sul para os descendentes.

Fiscalização - O TCE (Tribunal de Contas de MS) decidiu designar novos conselheiros para relatar as contas anuais do governo do Estado, Ministério Público estadual, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Defensoria Estadual e da prefeitura de Campo Grande. O presidente Waldir Neves assinou a portaria no dia 29 de setembro.

De olho - O órgão que fiscaliza os poderes do Estado designou a conselheira Marisa Joaquim Monteiro como responsável pelas contas de 2015 da prefeitura de Campo Grande. Já o conselheiro Iran Coelho das Neves será o relator das finanças das entidades estaduais.

Articulações - O deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB) se aproximou bastante do prefeito de Dourados Murilo Zauith (PSB) nas últimas semanas. A exposição em eventos oficiais e visita a obras indicam que Barbosinha deve mesmo ser o candidato do PSB à sucessão municipal em 2016. Fala-se em Zé Teixeira (DEM) como candidato a vice.

Polêmica - A mesa diretora da Câmara de Dourados está numa encruzilhada. O relatório da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar sobre suposta apalpada de Maurício Lemes Soares (PSB) em Virgínia Magrini (PP) não agrada nem mesmo aos defensores de uma pena branda. A sugestão de apenas uma advertência verbal pode tornar o Legislativo alvo de protestos.

Enquanto isso - Outra preocupação é quanto à decisão do plenário. Se na sessão do dia 19 o relatório for rejeitado, o caso será arquivado. Simplesmente assim. Virgínia Magrini ainda permanece calada, esperando para ver qual vai ser a decisão de seus colegas.

ABC - A OAB nacional quer rediscutir a aplicação do hífen, não aceita o fim do trema e também pede regras mais claras no uso de maiúscula e minúscula. A Ordem já está providenciando texto a ser apresentado em novembro à Academia de Ciências de Lisboa, em Portugal, para abrir a discussão com os países signatários do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Pelo hífen - A necessidade surgiu diante de confusões dos advogados na hora de escrever expressões como “lava jato”, nome da operação que investiga a Petrobras, e também de tantas outras palavras usadas no meio jurídico, como hora extra, que para a OAB deveriam ser grafadas com hífen.

Maiúscula - Se você acha que são só suas as dúvidas na hora de escrever, a OAB também chama a atenção para o uso de maiúscula e minúscula. A palavra país, por exemplo, é usada com minúscula na maioria das vezes e a OAB quer que seja claramente definido que a inicial deve ser maiúscula quando se referir a um termo já citado. Por exemplo, se um texto mencionar Brasil e, logo em seguida, país, escreve-se País.

Saco vazio - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê um Natal ainda pior que o de 2014. A previsão é de queda de mais de 4%. A CNC também fala em redução no número de vagas temporárias abertas em todo País, em cerca de 2%.

(Colaborou Helio de Freitas, Aline dos Santos)

Maioria prefere Lava Jato à Copa do Mundo
Copa? – Pesquisa do Instituto Paraná mostra que, a menos de um mês do Mundial da Rússia, o brasileiro não está muito motivado com o assunto. A consul...
Ex-ministro não errou o “do Sul”, mas...
Gafe - O ex-ministro Henrique Meireles (MDB) em um dos diversos discursos no evento em Campo Grande neste sábado (19) confundiu Mato Grosso do Sul co...
PMs presos têm “festival de ações”
Conhecidos da justiça - Entre as duas dezenas de policiais militares de Mato Grosso do Sul presos esta semana por suspeita de facilitar a vida dos co...
O entrave no cadastro de pedófilos
Entrave burocrático – Autor do projeto de lei que criou o cadastro de pedófilos em Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual Carlos Alberto David, d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions