A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


13/10/2015 06:00

Ex-governador dá conselhos às crianças como "tio André"

Priscilla Peres

Tio André - O ex-governador André Puccinelli (PMDB) gravou uma mensagem em vídeo para as crianças do Estado ontem. Se intitulando de "tio André", pediu para que os pequenos prestassem atenção na mensagem e em seguida aconselhou que estudem bastante, aprendam a respeitar o semelhante e principalmente a cuidar ambiente, para deixar um bom Mato Grosso do Sul para os descendentes.

Fiscalização - O TCE (Tribunal de Contas de MS) decidiu designar novos conselheiros para relatar as contas anuais do governo do Estado, Ministério Público estadual, Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Defensoria Estadual e da prefeitura de Campo Grande. O presidente Waldir Neves assinou a portaria no dia 29 de setembro.

De olho - O órgão que fiscaliza os poderes do Estado designou a conselheira Marisa Joaquim Monteiro como responsável pelas contas de 2015 da prefeitura de Campo Grande. Já o conselheiro Iran Coelho das Neves será o relator das finanças das entidades estaduais.

Articulações - O deputado estadual José Carlos Barbosa (PSB) se aproximou bastante do prefeito de Dourados Murilo Zauith (PSB) nas últimas semanas. A exposição em eventos oficiais e visita a obras indicam que Barbosinha deve mesmo ser o candidato do PSB à sucessão municipal em 2016. Fala-se em Zé Teixeira (DEM) como candidato a vice.

Polêmica - A mesa diretora da Câmara de Dourados está numa encruzilhada. O relatório da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar sobre suposta apalpada de Maurício Lemes Soares (PSB) em Virgínia Magrini (PP) não agrada nem mesmo aos defensores de uma pena branda. A sugestão de apenas uma advertência verbal pode tornar o Legislativo alvo de protestos.

Enquanto isso - Outra preocupação é quanto à decisão do plenário. Se na sessão do dia 19 o relatório for rejeitado, o caso será arquivado. Simplesmente assim. Virgínia Magrini ainda permanece calada, esperando para ver qual vai ser a decisão de seus colegas.

ABC - A OAB nacional quer rediscutir a aplicação do hífen, não aceita o fim do trema e também pede regras mais claras no uso de maiúscula e minúscula. A Ordem já está providenciando texto a ser apresentado em novembro à Academia de Ciências de Lisboa, em Portugal, para abrir a discussão com os países signatários do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Pelo hífen - A necessidade surgiu diante de confusões dos advogados na hora de escrever expressões como “lava jato”, nome da operação que investiga a Petrobras, e também de tantas outras palavras usadas no meio jurídico, como hora extra, que para a OAB deveriam ser grafadas com hífen.

Maiúscula - Se você acha que são só suas as dúvidas na hora de escrever, a OAB também chama a atenção para o uso de maiúscula e minúscula. A palavra país, por exemplo, é usada com minúscula na maioria das vezes e a OAB quer que seja claramente definido que a inicial deve ser maiúscula quando se referir a um termo já citado. Por exemplo, se um texto mencionar Brasil e, logo em seguida, país, escreve-se País.

Saco vazio - A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo prevê um Natal ainda pior que o de 2014. A previsão é de queda de mais de 4%. A CNC também fala em redução no número de vagas temporárias abertas em todo País, em cerca de 2%.

(Colaborou Helio de Freitas, Aline dos Santos)

"Nem a pau", diz Correa sobre desistir de ação contra JBS
Negativo - “Nem a pau”. Essa foi a reação do presidente da CPI da JBS, Paulo Correa (PR), à cogitação de retirar a ação contra a empresa, para preser...
Bonito quer bombar com shows gringos no Carnaval
Bombando - Empresários estão investindo pesado no Carnaval de Bonito 2018. Além da celebridade internacional Paris Hilton, uma das atrações em negoci...
Fábrica planeja investimento de meio bilhão em porto
Projeto ambicioso – Depois de inaugurar mais uma unidade em Três Lagoas, ampliando a produção de celulose, a Fibria negocia com a ampliação da estrut...
MS cumpre "regra de ouro" na finança pública
Melhor que os outros – Existe uma máxima em finanças públicas de que os governos, para não cair em estado de insolvência, não devem custear despesas ...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions