ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Ex-secretário acha piso feio e quer porcelanato em postos

Por Caroline Maldonado e Jackeline Oliveira | 06/02/2024 06:00

De Emanuel Kant a Chaplin - A posse da nova secretária de Saúde, Rosana Leite, demorou mais do que o previsto e acabou atrasando em duas horas a agenda da prefeita Adriane Lopes (PP), mas a chefe ficou até o fim. Só de discurso, lá se foram quase 30 minutos, falando sobre olhar para frente, para trás, para cima, para o lado e até para baixo. Para cada "olhar" que deve adotar frente à pasta, fez uma explanação. Ela citou até Emanuel Kant e Charles Chaplin, mas gastou boa parte do tempo mesmo mencionando diversas autoridades e fazendo agradecimentos específicos.

Discurso - A nova secretaria é de falar pouco em entrevista, mas ao microfone aproveitou cada minuto. Ela começou tensa, mas foi ficando confiante e, ao fim, nem precisava mais do texto impresso para discursar. Apesar de demorado o discurso, servidores e representante da população acompanhavam com atenção e, por vezes, até levantaram aplausos, o que mostra que Rosana já conquistou a simpatia da maioria.

Nova secretária de Saúde e o antecessor, que voltou à Câmara de Vereadores.
Nova secretária de Saúde e o antecessor, que voltou à Câmara de Vereadores.

Cadê o porcelanato? - Medicamento e pediatra que nada, para o ex-secretário de Saúde, Sandro Benites, o que falta mesmo é beleza nos postos de saúde. Na posse da sucessora, ele colocou o Judiciário na fogueira da comunidade. Disse que pisos e paredes de banheiros das unidades de saúde são feios, enquanto os órgãos de Justiça têm acabamentos refinados, como porcelanato e grafiato. A crítica foi, segundo ele, para mostrar que é preciso mudar as prioridades quando o assunto é estrutura.

Confiante - A prefeita sempre fala em terminar a gestão neste ano fazendo o melhor que pode e evita se antecipar falando em eleição, mas nos bastidores o clima é outro. Durante a posse, Rosana disse que já fez "um planejamento para 5 anos", ou seja, prevê a reeleição da prefeita e já deu o recado de que quer seguir no cargo de secretária. Todos aplaudiram, entusiasmados.

Marido apaixonado - O deputado Gerson Claro (PP) aproveitou seu discurso na sessão de abertura do ano legislativo da Assembleia Legislativa para desejar feliz aniversário à esposa, Kátia Claro. Ele brincou dizendo que ela comemora o aniversário durante o mês inteiro e finalizou agradecendo pelo companheirismo e força no dia a dia. “Obrigada de coração, deste marido apaixonado”.

Agradecimento especial - O presidente da Casa de Leis também fez um agradecimento especial à imprensa, pelo trabalho desempenhado no ano de 2023 na cobertura dos assuntos debatidos no plenário. O deputado citou a importância de informar com responsabilidade em “tempos de redes sociais e fake news”. “A nossa fé para que os grandes órgãos de imprensa possam continuar cumprindo a missão de bem informar a população”.

Em obras - Parece que finalmente vai sair o tão pedido refeitório para os funcionários da Assembleia Legislativa, além do novo estacionamento e também de uma reforma no plenário, "A ordem de serviço para o refeitório dos funcionários, obra que será feita rapidamente e na sequência o estacionamento e depois se Deus quiser a criação do nosso plenário para melhor atender a população", informou o primeiro-secretário da Alems, o deputado Paulo Corrêa (PSDB).

Tudo como antes - O governador Eduardo Riedel (PSDB), afirmou durante a coletiva de imprensa da abertura dos trabalhos legislativos dr 2024, que mantém os líderes de governo, com isso o deputado Londres Machado (PP) segue como líder e o deputado Pedro Pedrossian Neto (PSD), como vice-líder do governo.

Chapa da direita - O esposo da prefeita Adriane Lopes, deputado estadual Lídio Lopes, assumiu que está trabalhando nos bastidores para que o Avante e o procurador Sérgio Harfouche apoiem o projeto da direita que vai lançar Adriane a reeleição. Seria o procurador um possível candidato a vice-prefeito? "Não. É cedo para discutir isso", diz Lídio. Ele era dirigente do Patriota, que uniu-se ao PTB e gerou PRD. Apesar de estar ajudando o Avante a se preparar para tentar eleger vereadores e dizer que está "assumindo o diretório municipal", Lídio afirma que não vai se filiar ao partido e só vai pensar em filiação quando ele precisar de candidatar novamente.

Em Brasília - Ausentes na abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, o presidente do Tribunal de Justiça, Sérgio Martins, e o do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado), conselheiro Jerson Domingos, prestigiaram outro evento na manhã de segunda-feira: a posse do procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos para mais um biênio como conselheiro CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público). Domingos considerou a recondução como um presente para o País, justificando a presença para prestigiar a posse de Passos. “A nossa presença e dos demais poderes aqui hoje representa a relação harmoniosa e cooperadora em prol da sociedade sul-mato-grossense".

Nos siga no Google Notícias