ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

Investigação descarta indício de apoio de policiais a "Clã Morinigo"

Marta Ferreira e Leonardo Rocha | 30/09/2020 06:00
Policiais federais na rua durante Operação "Status", contra organização criminosa que lavava dinheiro do tráfico. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Policiais federais na rua durante Operação "Status", contra organização criminosa que lavava dinheiro do tráfico. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Ninguém – A Operação “Status”, da Polícia Federal, que levou para a cadeia pai e dois filhos acusados de lavagem de dinheiro obtido com o tráfico de drogas, não encontrou indícios de que o grupo criminoso tivesse proteção de agentes de segurança pública. Conforme a apuração da coluna, não surgiu movimentação envolvendo policiais, por exemplo, como já ocorreu em outras ações.

Réus presos – O inquérito contra o “Clã Morinigo”,  alvo da ação junto, tem prazo inicial de conclusão na primeira dezena de outubro, 30 dias depois da operação. Depois disso, o MPF (Ministério Público Federal), a cargo da acusação, tem outros 10 dias para apresentar a denúncia, por se tratar de pessoas encarceradas.

Método – O trabalho investigatório mostrou que a estrutura criminosa, à qual é atribuído patrimônio milionário vindo do tráfico de cocaína, usava o mesmo expediente de facções como o PCC quando alguém da área “operacional” ia preso. Pagava mesada aos parentes.

Mobilizador- O deputado Carlos Alberto David (sem partido) é quem está fazendo a articulação e contato para convidar o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para participar da audiência pública sobre queimadas no Pantanal, por videoconferência, na Assembleia.

Espera - David disse durante a sessão na Assembleia Legislativa que ainda não está confirmada a presença do ministro. A resposta, disse,  vem hoje.

De alta - O deputado Onevan de Matos (PSDB) avisou os colegas que retorna nesta quarta à sessões virtuais na Assembleia. Ele estava afastado devido ao diagnóstico de covid-19.

Número – Onevan foi o quarto deputado estadual infectado com o novo coronavírus. Os outros foram Carlos Alberto David, Neno Razuk (PTB) e o presidente da Casa, Paulo Correa (PSDB), o primeiro a ter a doença confirmada no Legislativo.

Livre – O deputado estadual Jamilson Name (sem partido) teve assessores com a doença. Fez teste, mas deu negativo para a presença do vírus.

Triste – Nada justifica. Foi o que afirmou nas redes sociais o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, diante do ato de vandalismo em monumentos instalados para comemorar o aniversário de 120 anos da cidade. Foi jogada tinta vermelha sobre os letreiros nos quais as pessoas estão sendo incentivadas a fazer fotos.

Chamada – Na publicação, o prefeito lamenta o ato, definido por ele como violência e ainda lembra que é papel de todos cuidar da cidade. O post recebeu apoio dos seguidores.

Nos siga no Google Notícias