ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Mandetta, o xerife da saúde?

Ângela Kempfer | 31/12/2018 06:00

Xerife - O sul-mato-grossense Henrique Mandetta (DEM) está mesmo animado com o cargo de ministro da Saúde. Depois de anunciar auditoria na Empresa Brasileira de Hemoderivados, garantiu que vai começar 2019 com "choque de gestão" nos seis hospitais federais da cidade do Rio de Janeiro, inclusive, investigando contratos.

Herói da 3ª idade - Já o vereador Valdir Gomes não perde a fama entre a terceira idade. Como por muito tempo foi diretor do Centro de Convivência Vovó Ziza, quando surge alguma denúncia sobre abandono de idosos, a bronca vai direto parar nas mãos dele. No balanço do ano, foram 5 casos, conta o vereador.

Quero o meu - Como os ministros do Supremo Tribunal Federal elevaram em 16,38% os salários, antes mesmo de assumirem os mandatos em Brasília, deputados federais eleitos engrossaram a cobrança pelo mesmo reajuste. O repasse imediato do índice já é, inclusive, assunto na disputa pela presidência da casa.

Triplicou - Nem sequer saiu o decreto anunciado por Jair Bolsonaro, para flexibilizar posse de armas no Brasil, e o crescimento no número de pedidos assusta. Nos últimos 8 anos, a quantidade de gente em busca do documento cresceu 280%.  São mais 33 mil licenças expedidas de 2009 a 2017.

Fraco - A reforma da Previdência chegou a apenas 1% dos 5.570 municípios brasileiros. Segundo dados da Secretaria da Previdência, até agora apenas 57 cidades adotaram índices acima dos 11%.  

Complicou - O INSS deve publicar hoje instrução normativa que impede o assédio das instituições financeiras aos segurados. Assim, os bancos ficam proibidos de procurar aposentados e pensionistas para oferecer crédito consignado, pelo menos, nos 6 primeiros meses de concessão do benefício.

Complicou mesmo - Outra mudança é que durante os primeiros três meses de benefício pago, ninguém vai poder solicitar o empréstimo.  Depois disso, será necessário ir até a agência bancária solicitar o desbloqueio.

Conta maior - A Ufir sobe 3,8% a partir de amanhã e os valores das taxas de serviços estaduais também. De multas, a seguro obrigatório e DPVAT, tudo fica mais caro.

Inseguros - Nem o Exército escapa dos ladrões. Levantamento das Forças Armadas revela que em apenas um ano 13.863 munições foram roubadas ou furtadas de dentro dos quartés, 45,5% nunca recuperadas. 

Galopante - O pior é que o armamento é pesado. São balas para fuzil e também 9 mm, usadas em pistolas e submetralhadoras. Na comparação com outros anos, o susto é ainda maior. De 2014 a 2016 foram apenas 178 projéteis furtados ou roubados do Exército.

Nos siga no Google Notícias