ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Jogo Aberto

MS é premiado por registrar tragédia que não consegue frear

Por Maristela Brunetto e Fernanda Palheta | 29/08/2025 06:00
MS é premiado por registrar tragédia que não consegue frear
Érica Regina Moreira Motta, 46 anos, foi a 24ª vítima de feminicídio este ano em MS (Foto: Reprodução)

Mapa da morte – Mato Grosso do Sul já soma 24 feminicídios em 2025, e o Tribunal de Justiça do Estado aparece em Brasília para receber prêmio por ter criado o “Monitor da Violência contra a Mulher”, que registra em um painel cada uma das vítimas. A ferramenta foi considerada uma das “boas práticas” do Judiciário. Irônico é que MS ganha reconhecimento por mapear a tragédia, não por combatê-la.

Visita de peso - A cúpula do Ministério Público de Mato Grosso do Sul recebeu nesta quinta-feira (28) o presidente do STJ, ministro Herman Benjamin, o ministro Paulo Sérgio Domingues, além dos procuradores-gerais da Bahia e do Rio de Janeiro. O encontro teve tom institucional, com pauta de cooperação e alinhamento em áreas como saúde, educação, meio ambiente e segurança pública.

Troca de palco – O governador Eduardo Riedel (PP) preferiu Bonito a Brasília. Deixou de participar da reunião com o presidente Lula nesta quinta-feira sobre incêndios florestais para marcar presença no 25º Encontro Regional do Congemas, o colegiado de gestores da assistência social, realizado no interior de Mato Grosso do Sul. A reunião teve governadores e gestores de biomas mais afetados pelas queimadas, como Amazônia, Cerrado e Pantanal.

49 anos de trampo -  Manoel Oscar Mendes é quase sinônimo de Câmara Municipal de Campo Grande. Servidor concursado desde 1976, ele é o mais antigo em atividade na Casa e, nesta quinta-feira (28), foi homenageado pelos vereadores com a Medalha Dr. Arlindo de Andrade Gomes. Aos 49 anos de serviços prestados, Oscar lembrou a satisfação de “ajudar a construir o nome da Câmara e da cidade” e foi celebrado por colegas como exemplo de dedicação e patrimônio do Legislativo.

Treinando - Ao reforçar o convite para o lançamento da 3ª edição da Corrida dos Poderes, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Gerson Claro (PP), disse que está treinando para o percurso e se gabou do desempenho na corrida. Segundo ele, ele está percorrendo 5 quilômetros em quase 30 minutos.

Ih, choveu - A garoa fina no final da manhã desta quinta-feira (28) quase estragou o ápice do encerramento do Campanha Agosto Lilás: a formação de um coração na rampa da Casa de Leis. Os discursos que marcaram o começo do ato foram feitos na porta da Assembleia, onde existe cobertura. O presidente fez questão de não reclamar da chuva, que é tão escassa no mês de agosto. Só no fim das falas que as autoridades e servidores deram as mãos para o registro.

Heróis em Brasília – Os policiais militares de Itaporã, 1º sargento Nivaldo Nunes Nogueira e 2º sargento Luiz Gonçalves de Oliveira, foram homenageados na Câmara dos Deputados com Moção de Louvor e Aplausos. A iniciativa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) reconhece o ato heroico da dupla ao salvar uma idosa durante incêndio em uma residência tomada por fumaça e chamas.

Semana que vem, sem falta - O deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, garantiu que o desembarque do PT no Governo do Estado entrará em prática na próxima semana, sem falta. Na reunião que oficializou a saída dos petistas da base, na última terça-feira (26), o governador perguntou como eles queriam conduzir a situação. Os petistas pediram até sexta-feira para conversar com todos os indicados.

Corda no pescoço - A decisão será ratificada no sábado durante o encontro estadual do partido. "O governador ficou de chamar um por um e tomar o procedimento que ele achar que tem que tomar", explicou Zeca. A decisão de quem vai ficar ou sair ficará a cargo de Riedel, mas o petista que permanecer será afastado do partido.

Escolha pessoal - A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza da Silva, não deverá deixar o cargo nos próximos dias. Ela não é filiada ao PT e faz parte das indicações pessoais de Eduardo Riedel. "Quem me convidou para assumir esse cargo foi o governador. Eu sou antropóloga, trabalho há mais de 20 anos com as comunidades indígenas. Eu estava como professora em uma faculdade nos Estados Unidos e vim para assumir junto à gestão do governador, mas pela indicação dele, a convite dele", disse.