ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

Na Câmara, bola fora no quesito técnica legislativa

Waldemar Gonçalves | 01/03/2017 06:00

Cursinho – Na primeira aula do curso sobre técnicas legislativas para os novos vereadores de Campo Grande, ministrado no período de recesso, foi apresentado a eles um conselho do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes. “Mais do que quantidade de leis, o legislador deve preocupar-se com a qualidade das leis produzidas, evitando repetições de conteúdos”.

Repetiu – Mesmo com a recomendação, foi o que acabou acontecendo no primeiro projeto apresentado à Câmara Municipal de Campo Grande, além do bom e velho pedido para mudar nome de rua, conforme reportagem que o Campo Grande News publicará logo mais. Proposta do vereador André Salineiro (PSDB) incluiria as matérias de Combate às Drogas e Cidadania nas escolas. Entretanto, já existe lei aprovada sobre o tema. O que fez com que o tucano retirasse o texto.

Não saiu do papel – O parlamentar mais votado nas eleições agora vai propor emenda e fazer a lei ser cumprida. “Optei por retirar o projeto, embora ele não seja idêntico à lei de 2013, pois o projeto trata da inclusão da matéria sobre Cidadania, além do Combate às Drogas. Irei propor uma emenda para a lei e vamos discutir sobre os motivos de ela não ter saído do papel”, defende.

Jovem avô – O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), precisou suspender os trabalhos e vistorias durante o carnaval diante de um motivo familiar. "Parece que minha neta está querendo nascer antes da hora", comentou ontem o chefe do Executivo da Capital, que será avô aos 52 anos de idade.

Sanesul em Dourados – A prefeitura de Dourados pediu à Câmara de Vereadores a devolução do projeto sobre a renovação da concessão da Sanesul no município. A matéria, enviada no ano passado pelo então prefeito, Murilo Zauith (PSB), chegou a ser aprovada em primeira votação, mas depois saiu da pauta por pressão do Ministério Público Estadual.

Municipalizar – A atual prefeita, Délia Razuk (PR), é contra a renovação do contrato com a Sanesul. Já se fala na cidade que a prefeitura pensa em municipalizar o serviço de saneamento e abastecimento de água.

Sem investimento – Vale lembrar que o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), já afirmou que se a concessão não for renovada a Sanesul vai deixar de investir quase R$ 100 milhões em Dourados. O acordo atual vence em 2019.

Na busca – O presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de MS), Pedro Arlei Caravina (PSDB), deve acompanhar o governador na reunião com o presidente da Petrobras, Pedro Parente. A agenda deve acontecer no dia 10 de março e discutir a queda na importação de gás natural boliviano, que derrubou a arrecadação de ICMS do Estado.

Bloco na Assembleia – O deputado estadual Junior Mochi diz que com o fim do carnaval, será a hora de tentar buscar um acordo entre os blocos, para presidência da CCJR, evitando mudança nas demais comissões. O peemedebista diz que não conversou com os deputados durante o feriadão e que, nesta quarta-feira de cinzas, já pretende fazer os contatos com os colegas.

Sem diálogo na folia – Segundo Lídio Lopes (PEN), não houve diálogo com os demais deputados sobre o impasse pelo comando da comissão. Portanto, nenhum acordo foi costurado durante os dias de folia. Lídio disputa a presidência da principal comissão com Beto Pereira (PSDB), que diz ter acerto entre os blocos para ocupar o cargo.

(com Alberto Dias, Helio de Freitas, Leonardo Rocha e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias