ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

No Bioparque Pantanal, jabutis ganham espetinhos

Anahi Zurutuza, Jéssic a Benitez e Gabriela Couto | 28/07/2022 06:00
Jabuti arrancando comendo frutas em espetinho (Foto: Bioparque Pantanal)
Jabuti arrancando comendo frutas em espetinho (Foto: Bioparque Pantanal)

Você sabia? – No Bioparque Pantanal, o dia a dia nem sempre é de “sombra e água fresca”. Peixes têm de “lutar” pela comida. Essa forma de alimentá-los, com itens congelados dentro de uma bola de acrílico toda furadinha, é chamada enriquecimento ambiental. É uma maneira de simular as dificuldades que esses animais teriam na natureza, para manter o bem-estar nos tanques. No fim de semana, jabutis ganharam frutas e legumes em um espetinho e também precisaram gastar suas habilidades para arrancar os pedaços e só então, saborear as delícias.

Apoio – Apesar de não “fazer campanha” pelo voto dos sul-mato-grossenses em Simone Tebet (MDB), candidata à presidência da República, o pré-candidato ao Governo do Estado e ex-governador, André Puccinelli, fez questão de revelar seu voto na convenção nacional do partido. Ele postou vídeo nas redes sociais dizendo que foi favorável a candidatura da correligionária, que enfrentou resistência de algumas lideranças.

Frio – No início do mês, o emedebista declarou durante evento do MDB no Estado que não iria se opor caso alguém não quisesse voltar em Simone, mas desejasse apoiá-lo. À época ele chegou a exemplificar citando o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Por exemplo, se você vota no Lula, eu vou te matar para que não vote no Lula? Não. Democracia é isso. Vamos sugerir (voto na Simone), mas não impondo”, disse Puccinelli na ocasião, após ser questionado sobre dar palanque exclusivo a Simone.

Convenção – O Solidariedade sul-mato-grossense realiza convenção partidária nesta quinta-feira (28) e deve oficializar apoio ao MDB, assim como em âmbito nacional. Tanto que entre os nomes ventilados para ser vice na chapa de André Puccinelli está o vereador Epaminondas Vicente, o Papy, que acompanha o emedebista em quase todas as agendas em Campo Grande.

Bancada – Companheiro de bancada, o senador Nelsinho Trad (PSD) parabenizou a senadora Simone Tebet (MDB) pela candidatura à Presidência da República. “Independente de questões partidárias ou de temas divergentes entre nós, é necessária a minha manifestação”, escreveu o ex-prefeito de Campo Grande ao postar foto junto a emedebista.

Infância – Nelsinho se recordou que conhece Simone desde que ambos eram crianças e citou a amizade do pai Nelson Trad com Ramez Tebet, pai da senadora. Ambos fazem parte da velha guarda da política sul-mato-grossense.

Confissão - O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil), revelou que, em entrevista na manhã de quarta-feira (27), que tinha medo do Campo Grande News, desde a época em que era secretário municipal de saúde. "Minhas pernas tremiam e chegava até a ter dor de barriga quando via a ligação com identificador de chamada do Campo Grande News".

Encrenca - Dentre os motivos, estava a difícil tarefa de “apagar incêndios” dos problemas que a saúde pública apresentava em Campo Grande.  “É o site que sempre está na frente das informações, desde aquela época. Então, era sempre encrenca pra resolver e se posicionar. Me lembro da vez que a bomba de um equipamento da radiologia do HU [Hospital Universitário] travou e a notícia era que tinha vazado radiação em todo o entorno do hospital. Teve outra vez que a Santa Casa estava pegando fogo e também da epidemia de dengue”.

Personalidades - Dentre as autoridades que vão receber a Comenda de Mérito ao Ouvidor, já aprovado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), estão nomes como dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre Morais, José Antônio Dias Toffoli, André Luiz Mendonça e Kássio Nunes.

Pode – O Podemos de Mato Grosso do Sul teve suas contas reprovadas, segundo decidiu a Justiça Eleitoral. A direção estadual da sigla apresentou documentos após o prazo legal, segundo o TRE-MS, sem apresentar justificativa para o atraso. Como punição, o partido fica impedido de receber recursos do Fundo Partidário.

A pedido - O adjunto da SAD (Secretaria Estadual de Administração), Edio Viegas foi exonerado do cargo a pedido nesta quarta feira. No lugar dele assume a Ana Paula de Assunção. As alterações foram realizadas por decreto pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias