ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  22    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

No dia do aniversário, MST é chamado de démodé

Por Caroline Maldonado, Gabriela Coulo e Jackeline Oliveira | 23/01/2024 06:00
Bandeira do Movimento de Trabalhadores Sem Terra.
Bandeira do Movimento de Trabalhadores Sem Terra.

Démodé - Ex-ministra de Agricultura, a senadora sul-mato-grossense Tereza Cristina (PP) reclama que o Movimento Sem Terra anda démodé. Ontem, no dia do aniversário da organização, ela disse que há 40 anos o MST continua igual. Ela jura que não tem mais terra improdutiva no Brasil, por isso, “invasão de propriedade está fora de época. Chamar atenção invadindo terra, isso para mim é inconcebível nos dias de hoje."

Na moda - Já o Movimento Sem Terra comemorou o aniversário garantindo que o que não falta no País é área que não é utilizada para a finalidade para a qual foi criada, "como uma fazenda que encerrou suas atividades de plantio, ou que possui irregularidades em relação ao trabalho". A data escolhida para comemorar os 40 anos é o da realização do 1º Encontro Nacional do MST, ocorrido em 1984 em Cascavel, no Paraná.

Cadastro de invasores -   Mas os ruralistas não dão trégua. A proposta do deputado federal Rodolfo Nogueira, o Gordinho do Bolsonaro (PL), que cria o CIP (Cadastro de Invasores de Propriedades), será analisada neste ano, em caráter conclusivo, pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Constituição e Justiça e de Cidadania. Além dos dados pessoais do 'invasores', haverá também o registro de uma foto do rosto da pessoa.

Plano B - Corre nos bastidores da política que caso o pré-candidato tucano à prefeitura de Campo Grande, o deputado federal Beto Pereira, realmente não consiga decolar, o partido já tem um "plano b" para a Capital. O nome cotado é o do próprio presidente da sigla, o ex-governador Reinaldo Azambuja.

Mais funções - Na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (22), o secretário adjunto da Segov (Secretaria de Gestão e Estratégia), Frederico Felini foi designado como responsável por ordenar as despesas de diárias no SGDEF (Sistema Gestor de Diárias Estaduais e Federais). Felini é cotado para assumir a Segov com a ida de Pedro Arlei Caravina para a Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul).

Dois anos depois... - O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul julgou por unanimidade de votos, contrariando o parecer ministerial, como “aprovadas com ressalvas” as contas eleitorais prestadas por Delcídio do Amaral, na campanha para deputado federal de 2022. O atual presidente do novo partido PRD segue sem problemas na Justiça Eleitoral para o próximo pleito.

Suplementação - A Câmara Municipal de Campo Grande publicou suplementação no orçamento deste ano, no Diário Legislativo, desta segunda-feira (22). Sem especificar o motivo, a Mesa Diretora da Casa de Leis autorizou um plus de R$ 1.740.000 ao orçamento vigente.

Unidos na vacina - Apesar de ser pré-candidato a prefeito de Dourados, o superintendente do Patrimônio da União, Tiago Botelho, apareceu no Instagram do adversário, o atual prefeito, Alan Guedes (PP). Na postagem, o petista convoca a população para  se vacinar contra a dengue na cidade.

Ideia - Ex-candidato ao Senado, Tiago Botelho anda se metendo em exatamente tudo, de vacina a meio ambiente. No fim de semana deu uma sugestão para que o governo do Estado não precise desmatar as árvores do Parque dos Poderes. "A União possui imóveis em Mato Grosso do Sul para construção de prédios públicos em Campo Grande".

Chupa essa manga? - Dentre as histórias do senador Nelsinho Trad (PSD), uma típica é sua caçada de mangas. É conhecida por todos a mania dele de derrubar a fruta madura do pé. Um dia, conta, viu uma linda manga madura durante uma vistoria no cemitério, quando era prefeito da Capital. Depois de conseguir derrubá-la, foi alertado pelo motorista: você comeria essa manga? A raiz dela está lá embaixo, junto com os entes queridos. Resumindo, ele desistiu de chupar a manga.


Nos siga no Google Notícias