ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

No “olho do furacão”, prefeita de MS tenta “fingir” normalidade

Por Anahi Zurutuza, Fernanda Palheta e Gabriela Couto | 04/04/2024 06:00
Vanda Camilo durante agenda pública na manhã desta quarta-feira (3) (Foto: Reprodução das redes sociais) 
Vanda Camilo durante agenda pública na manhã desta quarta-feira (3) (Foto: Reprodução das redes sociais)

Dia agitado – Acordada pela reportagem do Campo Grande News com ligação antes das 7h, a prefeita Vanda Camilo (PP) disse não estar sabendo “nada” sobre a terceira fase da Operação Tromper, que investiga contratos milionários firmados pelo genro, Cláudio Serra Filho, quando ele ainda era secretário de Fazenda na gestão dela. A partir daí, a chefe do Executivo de Sidrolândia teve dia agitado, mas tentou “fingir” normalidade, pelo menos nas primeiras horas da manhã.

Na Prefeitura – Por ironia do destino, Vanda teve reunião com o atual titular da Secretaria de Fazenda, Waldemar Acosta. Ela mostrou o encontro nas redes sociais dizendo que discutiu estratégias para “garantir o progresso financeiro” da cidade.

Nas ruas – A prefeita ainda caminhou por ruas da cidade que serão recapeadas e informou em postagem que assinava ordem para o início dos serviços, orçados em R$ 17 milhões. “É tempo de trabalho”. Coincidência ou não, em meio aos contratos investigados pelo Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção) e Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado), estão os relacionados à pavimentação asfáltica.

Às quartas... – Conhecida pelas aparições performáticas, ao menos nas redes sociais, Vanda vestia conjunto todo cor-de-rosa nesta quarta-feira (3), fazendo lembrar frase do filme “Meninas Malvadas” que é meme na internet: “Às quartas, usamos rosa”. No período da tarde, após a notícia que o genro estava preso ser amplamente divulgada, a prefeita “desapareceu”. Na casa dela, quem atendeu o portão informou que ela estava “em agenda externa”, mas pela cidade, ninguém soube dizer onde encontrá-la.

Planos frustrados? – Rafael Soares Rodrigues, o secretário de Educação de Sidrolândia, tinha pretensões políticas para 2024, ao menos até ser alvo na Operação Tromper, deflagrada ontem. Ele já havia anunciado um “save the date” para o dia 5 de abril, data em que se lançaria pré-candidato a vereador da cidade. Resta saber se manterá os planos.

Reforço para campanha – Incentivadora das candidaturas de mulheres no pleito municipal de 2024, a primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a "Janja", deve vir a Campo Grande para apoiar o nome da deputada federal Camila Jara (PT) na disputa pela prefeitura da capital sul-mato-grossense. Quem está contando com isso é a própria parlamentar petista, que ao conversar com a reportagem, não quis adiantar a data do desembarque.

Agenda ministra – Enquanto isso, a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, deve voltar a Mato Grosso do Sul para cumprir agenda pública. Nesta sexta-feira (5), ela visita o local onde será construída a Casa da Mulher Brasileira, em Dourados, e em seguida participa da audiência pública promovida pela deputada estadual Gleice Jane (PT). O tema "Os Caminhos Inclusivos Rumo a um MS sem Misoginia" será tratado a partir das 13h30, na Câmara Municipal de Dourados, no Shopping Avenida Center.

Lesionado – Bicampeão mundial atleta de rodeios sul-mato-grossense, José Vitor Leme, o "Vitinho", de Ribas do Rio Pardo, anunciou que não irá mais competir nas etapas restantes da temporada 2024 da "Unleash The Beast", o campeonato mundial da Professional Bull Riders, nos Estados Unidos. A competição se encerra em maio e reconhecerá o peão como Campeão Mundial individual deste ano. A decisão foi tomada devido a uma lesão na virilha. Com isso ele consequentemente também ficará de fora da Final Mundial que acontece no Texas em maio, adiando o sonho do tricampeonato.

Abaixo ao padrão estético – A jornalista sul-mato-grossense Veruska Donato, atual assessora de imprensa da Secretaria Municipal de Governo de Campo Grande, obteve importante vitória na Justiça do Trabalho em uma ação milionária que moveu contra a TV Globo, onde trabalhou por duas décadas. O juiz do caso reconheceu direitos trabalhistas e constrangimentos sofridos pelo padrão estético imposto pela emissora, relacionado à idade e ao peso das mulheres da frente das câmeras. O assunto ainda não está esgotado, cabendo recurso à empresa. Mantida a condenação, somente ao final serão definidos os valores que a jornalista terá direito.

Quermesse – Deputado estadual, Pedro Caravina (PSDB) conseguiu aprovar nesta quarta-feira (3), na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), o projeto de lei que inclui no Calendário de Eventos do Estado a Festa do Padroeiro São João Batista, no município de Bataguassu. Na oportunidade, ele aproveitou para fazer o convite aos colegas. "O governador confirmou que vai prestigiar o evento, que acontece todo sábado de junho. Aproveito para convidar todos vocês a prestigiarem nossa quermesse".

Nos siga no Google Notícias