A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


22/09/2011 06:00

Onça pintada

Jogo Aberto

Marcação cerrada

O governador André Puccinelli conversou amiúde com senadores e deputados, ontem, em Brasília, sobre a necessidade de manter a pressão política para que projetos e recursos destinados a Mato Grosso do Sul não fiquem travados nos ministérios. Uma das estratégias é garantir representantes do Estado em órgãos como a Sudeco e explorar a inserção de integrantes da bancada federal em comissões poderosas e influentes, com trânsito no Congresso.

Em agosto, a bancada de Mato Grosso do Sul cobrou da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, andamento de processos na Sudeco e inclusão da pavimentação da rodovia Sul-Fronteira (MS-165) no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A rodovia liga, por asfalto, toda a fronteira entre Ponta Porã e Sete Quedas.

Tá na conta

A secretária de Produção de Desenvolvimento Agrário, Tereza Cristina, disse que os recursos do Mapa para ações de defesa agropecuária, no montante de R$ 16 milhões, foram devidamente liberados e aplicados.

O esclarecimento foi solicitado em razão de declaração do governador André Puccinelli de que ainda esperava o dinheiro. A confusão pode ter sido gerada pela forma de repasse. No caso dos R$ 16 milhões o dinheiro foi direto para os cofres da Iagro, segundo a secretária de Produção e Desenvolvimento Agrário.

Tête-à-tête

Reunião entre o prefeito Nelsinho Trad e o presidente da Acrissul está sendo agendada para encaminhar o problema da falta de licença ambiental para shows no Parque de Exposições Laucídio Coelho.

Mal estar

Pedido de vistas do deputado Cabo Almi (PT) ao projeto que institui o plano de cargos e salários dos servidores da Assembleia, ontem, causou polêmica na Casa. Os deputados não esperavam obstrução regimental.

A frustração maior ficou para os servidores, que esperavam uma votação tranqüila, pelo tempo e abrangência da discussão feita entre o funcionalismo e os parlamentares.

Rito

Um sistema de votação bastante comum nas casas legislativas é o de acordo de lideranças. Quando é adotado esse critério,, há consenso em questão discutida à exaustão, sem dúvidas. As votações de ontem na Assembleia seguiram esse ritual, com o reforço do ‘regime de urgência’ aprovado pelo plenário. A obstrução de uma votação é prerrogativa, mas nunca esperada intempestivamente. Quando acontece, gera mal estares e indignação.

Pari passo

A CCJ do Senado aprovou ontem relatório do novo Código Florestal, ajustando a polêmica sobre as áreas de preservação permanente (APPs), como margem de rios e topos de morros. Fica mantida intervenção nessas áreas protegidas a hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental.

O guarda-chuva legal só vale para atividades consolidadas até julho de 2008. Mas o que chama a atenção é que o relatório adota uma posição pilatiana ao determinar que as questões em aberto sejam sanadas em "ato do chefe do Poder Executivo”.

Autoria

É do vereador Alex do PT, junto com Mário Cesar, Paulo Siufi e Carlos Borges, e não do vereador Athayde Nery (PPS), como foi mencionado erroneamente ontem nesta coluna, a autoria do projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a implantação do sistema de videomonitoramento na Capital.

Adesões

Os vereadores da Câmara de Corumbá Salatiel Francisco Costa do Nascimento e Marcelo Aguilar Iunes anunciaram nesta quarta-feira o ingresso deles no recém criado PSD. Salatiel deixa o PDT e Marcelo sai do PMDB.

Além dos vereadores também confirmaram a filiação ao PSD o médico Marco Antonio Duarte Cazzaloto, que será o presidente municipal do partido, e o secretário de saúde Vitor Salomão Paiva.

Trégua

Os servidores técnicos administrativos da UFGD, em greve desde o dia 15 de junho, podem decidir hoje pelo retorno ao trabalho. A tendência em outras universidades federais também é de acabar com a greve.

Era digital

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) está totalmente informatizado. Hoje, às 15h30, os servidores do Tribunal conhecerão o sistema e as inovações do programa a ser implantado até outubro. Todos os processos serão movimentados eletronicamente após a conclusão do processo de informatização, automação e digitalização de documentos.

Após "perder" cargo, deputado muda o tom
Mudou – Antes cotado para assumir uma secretaria do governo do Estado, o deputado Coronel David (PSC) está agindo ultimamente como oposição ao Govern...
Reinaldo apoia crescimento dos evangélicos
Decisão divina - Palestrante principal do Fórum Evangélico realizado nesta segunda-feira em Campo Grande, a cantora e pastora Damares Alves disse que...
2018 será ano mais curto para o Legislativo
Três meses – Carnaval, Semana Santa, campanhas eleitorais, Copa... Tudo isso encurta 2018 para os trabalhos legislativos. A observação é de Fábio Tra...
Máfia do Cigarro passa quase livre nas estradas
Esquema antigo - A atuação da Máfia do Cigarro em Mato Grosso do Sul vem de décadas e, de tempos em tempos, surge uma nova denúncia envolvendo polici...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions