ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SEGUNDA  26    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Gonet é recebido por escolta na Capital e segue para a fronteira

Por Fernanda Palheta | 26/01/2026 06:00
Gonet é recebido por escolta na Capital e segue para a fronteira
De costas, Paulo Gonet vai até o procurador de MS, Romão Àvila (Foto: Direto das Ruas)

Em MS – O procurador-geral da República, Paulo Gonet, desembarcou no Aeroporto Internacional de Campo Grande na tarde deste domingo (25). Gonet foi recebido pelo procurador-geral de Justiça do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), Romão Ávila Milhan Júnior, e uma escolta de pelo menos quatro carros oficiais.

Fronteira – Esta não é a primeira vez que o PGR viaja a Mato Grosso do Sul. Gonet esteve em Campo Grande em agosto de 2024 e maio de 2025. Desta vez, o procurador-geral da República não deve ficar na Capital. De acordo com informações apuradas pela reportagem, Gonet segue para Ponta Porã, na região de fronteira com o Paraguai, onde irá discutir temas fronteiriços.

Voo mais alto – O destino político da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), deve começar a sair do papel em breve. De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, a sul-mato-grossense deve integrar uma das viagens internacionais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Este é o momento em que o petista costuma conversar com os aliados sobre o projeto político. O nome de Tebet aparece para dar força ao palanque de Lula em São Paulo.

Sinais – Com um pé no estado vizinho, a sul-mato-grossense não perdeu a oportunidade de parabenizar a cidade da garoa pelos seus 472 anos. Em publicação nas redes sociais, a ministra compartilhou fotos em locais simbólicos de São Paulo, como em protesto na avenida Paulista e no vão do MAPS (Museu de Arte de São Paulo). "Parabéns, São Paulo, coração de mãe, onde cabem todas as culturas", disse.

Até na chuva – Para entrar no hype e fazer parte do movimento do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), os parlamentares sul-mato-grossenses passaram perrengue neste domingo (25). Nas redes sociais, os deputados federais Rodolfo Nogueira (PL), Marcos Pollon (PL), o deputado estadual João Henrique Catan (PL), a vereadora Ana Portela (PL) e o ex-deputado estadual Renan Contar, o Capitão Contar (PL), protestaram debaixo de chuva contra a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e dos envolvidos no 8 de janeiro.

Sangue e pus – Primeiro a aderir a caminhada de mais de 200 quilômetros até Brasília, o deputado estadual João Henrique Catan (PL), mostrou que a escolha tem consequência. Mesmo mergulhando os pés em bacia de gelo para se recuperar para o dia do protesto, o parlamentar ficou com marcas. Nas redes sociais Catan compartilhou os machucados causados pelo percurso, como uma bolha no calcanhar, mas o tamanho do estrago só foi comprovado no dia seguinte com inúmeras manchas de sangue e pus nos lenços do hotel em que se hospedou.

Inspiração – A pedido de quem não conseguiu acompanhar o parlamentar mineiro, os vereadores Rafael Tavares (PL) e André Salineiro (PL), organizaram uma pequena caminhada em Campo Grande, que reuniu diversas pessoas na Avenida Afonso Pena, na manhã deste domingo (25).

Acorda Brasil – Seguindo a estética nacional, os parlamentares usaram camisetas brancas com a frase "acorda Brasil", escrita de batom, em alusão a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, conhecida como Débora do batom, que foi condenada a 14 anos por pichar a frase "Perdeu, mané" na estátua A Justiça, localizada em frente ao edifício-sede do STF (Supremo Tribunal Federal).

Lado a lado – A senadora Tereza Cristina (PP), madrinha política da prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), segue ao lado da progressista. Na última sexta-feira (23), Tereza se reuniu com a prefeita e parte do secretariado para alinhar as ações e projetos para a Capital. A reunião contou com os titulares da Segov (Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais), Ulisses Rocha (PP); Casa Civil, Thelma Mendes Lopes; Sisesp (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Marcelo Miglioli; e Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável), Ademar Silva Júnior.

De olho na IA - O TCE (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) decidiu prorrogar até 31 de dezembro de 2026 a vigência da comissão interna responsável pela implementação de Inteligência Artificial no âmbito do órgão. A medida não altera atribuições nem cria novas diretrizes, limitando-se à extensão do prazo para conclusão dos trabalhos já em andamento, conforme previsto em portaria assinada pela Presidência.