ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
MAIO, SÁBADO  24    CAMPO GRANDE 30º

Jogo Aberto

Posse agora terá sempre cara de campanha para 2026

Por Jheferson Gamarra e Mylena Fraiha | 24/05/2025 07:00
Posse agora terá sempre cara de campanha para 2026
Solenidade de posse da União das Câmaras de Vereadores, na UEMS (Foto: Marcos Maluf)

2026 adiantado – Durante a cerimônia de posse da União das Câmaras de Vereadores, realizada na UEMS, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, deputado Gerson Claro (PP), fez uma observação bem-humorada ao dizer que o ambiente parecia “época de eleição”, devido à presença expressiva de parlamentares e lideranças políticas. Em seguida, destacou que a grande mobilização representava, na verdade, o prestígio ao vereador Daniel Júnior, empossado como novo presidente da entidade. O governador Eduardo Riedel era um dos presentes.

Velhos tempos – Ao lado de vários vereadores e deputados, o senador Nelsinho Trad compartilhou uma história dos tempos em que era vereador e André Puccinelli (MDB) era prefeito da capital. Relatou que, certo dia, foi convidado por Puccinelli para visitar uma obra nas Moreninhas. “Cortei o cabelo, passei perfume, cheguei cedo na Prefeitura”, contou, entre risos. No local, diante da comunidade, o então prefeito afirmou que a obra era uma sugestão de Nelsinho que, sem saber do que se tratava, apostou que era uma praça. Ao final, descobriu-se que a construção seria um cemitério.

Mexendo os pauzinhos – Trad também relembrou a eleição para a presidência da Câmara de Campo Grande. Ao procurar apoio de Puccinelli, recebeu a proposta: “Se você arrumar um voto, eu arrumo o outro”. Na votação, Trad venceu por 11 a 10. “Ninguém entendeu nada até hoje. Para vocês verem como é a dinâmica das câmaras municipais”, comentou, rindo.

Sem timidez – No balanço da campanha “Seu Abraço Aquece”, a primeira-dama Mônica Riedel foi elogiada publicamente por sua atuação como madrinha da ação. Segundo ela, embora sempre tenha sido tímida, tem aprendido a aceitar elogios e se comunicar melhor em público. Após seu discurso de agradecimento às secretarias e empresas parceiras, o governador Eduardo Riedel (PSDB) brincou: “E ainda diz que é tímida”.

Pizzaiolos - A senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), relatora da CPI das Bets, manifestou insatisfação com a condução dos trabalhos da comissão, afirmando que o foco tem se desviado dos crimes mais graves, como estelionato e lavagem de dinheiro por parte de casas de apostas. Ela criticou a ausência de quórum nas sessões, especialmente no dia da votação do relatório, alertando que isso pode expor quem está atuando para “enterrar” a investigação. “O Brasil vai saber quem são os ‘pizzaiolos’”, declarou

Memes, o retorno -  A parlamentar também apontou que os depoimentos de influenciadores vêm gerando grande repercussão nas redes sociais, especialmente com a disseminação de memes que tratam a CPI de forma humorística. Apesar de reconhecer que isso ajuda a atrair a atenção do público que joga, Soraya teme que a CPI perca credibilidade ao ser tratada como entretenimento. Ela alertou que a superexposição desses personagens pode funcionar como “cortina de fumaça”, desviando o debate dos crimes financeiros que, segundo ela, deveriam ser o verdadeiro alvo da comissão.

Passaporte carimbado – O Governo de Mato Grosso do Sul autorizou duas viagens internacionais de secretários estaduais para compromissos oficiais em junho. O secretário de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira, vai a Coimbra, Portugal, entre os dias 16 e 18 de junho, onde participará do 9º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais.

Terra Santa – Já o secretário-adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ricardo José Senna, embarca para missão oficial em Israel, entre os dias 6 e 14 de junho. Durante a viagem, ele participará de agendas nas áreas de inovação, agricultura, saúde e segurança pública. O objetivo, segundo a justificativa oficial, é buscar soluções tecnológicas aplicáveis à realidade sul-mato-grossense em setores estratégicos.

Naviraí/Lisboa – A promotora de Justiça Karina Vedoatto, do MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), viajou até Lisboa, Portugal, para conhecer de perto o modelo de atendimento humanizado às vítimas de crimes. A visita à sede de uma entidade portuguesa busca servir de referência para o projeto “A Voz da Vítima”, já implantado em Naviraí.

Café caro – O consumo de café pelos brasileiros caiu, e o motivo é claro: o preço disparou. Dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) apontam que o consumo no varejo caiu 5,13% no primeiro quadrimestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Somente em abril, a retração foi de quase 16%. Segundo o IBGE, o café ficou 80% mais caro em um ano, impactando um dos hábitos mais tradicionais do país.

Nos siga no Google Notícias