ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Jogo Aberto

Prefeito não quer briga conjugal com a Câmara

Fernanda Palheta e Leonardo Rocha | 02/08/2019 06:00
Prefeito Marquinhos Trad e presidente da Câmara, vereador João Rocha. (Foto: Henrique Kawaminami)
Prefeito Marquinhos Trad e presidente da Câmara, vereador João Rocha. (Foto: Henrique Kawaminami)

Em casa de ferreiro... - O CRM-MS (Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso do Sul) pena para garantir plano de saúde a 40 funcionários. Um primeiro pregão, aberto no início de julho, não recebeu nenhuma proposta de interessados. Após o fracasso, o conselho lançou nova licitação, nos mesmos termos. O edital estima valor médio de R$ 397,16 por pessoa, com plano básico.

Uma vez vereador... – “Uma vez vereador, sempre vereador”, disse o presidente da Câmara, João Rocha (PSDB), logo que abriu os trabalhos legislativos nesta terça-feira. Ele falava sobre o prefeito Marquinhos Trad, que já havia se despedido, mas permanecia no plenário. “Ele gosta da Casa”, completou Rocha. Marquinhos foi eleito vereador em 2004 e teve um só mandato. Em 2007, foi para a Assembleia Legislativa, onde ficou por três mandatos.

Briga conjugal – No discurso, o prefeito ressaltou que ele e a vice, Adriane Lopes, estão lutando para fazer uma administração harmoniosa, entre os poderes. Para exemplificar, Marquinhos usou frases no sentido figurado. “Pior coisa é sair de casa brigado com a esposa, você não rende”.

Cheio de exemplos – Mais cedo, na agenda de lançamento do calendário comemorativo dos 120 anos de Campo Grande, o chefe do Executivo municipal agradeceu o apoio do Estado e do governo federal em projetos idealizados pela prefeitura e fez a primeira comparação. “Nós temos o carro, mas o governo e a União tem o combustível”.

Carinho - Marquinhos enumerou algumas das obras previstas na comemoração do aniversário da Capital, mas por uma disse ter carinho especial: o aumento de “casas inclusivas”, para cerca de 300 crianças que foram abandonadas pelos pais. Ele garante que as obras são feitas com eficiência. "A população percebe respeito ao dinheiro público. Respeito ao cidadão. E a certeza que tem um gestor que cuida das pessoas e não joga apenas tijolo e cimento".

Solidário – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) demonstrou ser solidário aos problemas da Capital e ao “parceiro” político, Marquinhos, que aguenta críticas naturais ao cargo que ocupa. “Sofri junto com você quando vieram as críticas sobre as obras da 14 de Julho. Mas agora já estão falando bem”. Quem curte redes sociais já “shippou” a dupla política mais afetuosa dos últimos tempos: “Reiquinhos”, a mistura de Reinaldo e Marquinhos.

Nostalgia – Reinaldo estava saudosista durante o lançamento das obras e justificou: “Sou campo-grandense”. Lembrou que nasceu na cidade, na Maternidade Cândido Mariano e citou até o nome do médico que fez o parto dele: Carlos Alberto. 

Perdas e danos - O deputado Rinaldo Modesto (PSDB) acredita que o impasse com a direção do PSDB, devido seu voto contra orientação do governo, ficou para trás e que o foco são os trabalhos na Assembleia no segundo semestre. Disse ter colocado a disposição do partido os cargos de vice-líder do governo e líder do PSDB, mas tudo continua como antes.

Otimista - O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) espera que a economia nacional melhore no segundo semestre, para que da mesma forma, cresça a arrecadação do Estado por meio do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que segundo ele, teve queda em 2019 em todos os setores. "Caiu na energia, combustível, pecuária, agricultura e do gás natural, que é preocupante, pela mudança da política da Petrobras".

2020 - Vídeo institucional de seis minutos, exibido durante o lançamento da programação do aniversário de Campo Grande, teve já o tom de campanha. A maior parte foi dedicada a apresentar as obras e ações da administração, mas teve também espaço para comparar com a conturbada gestão Bernal/Olarte, ainda que sem citações diretas.

Nos siga no Google Notícias