ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Promotor deixa caso famoso de assassinato

Ângela Kempfer e Leonardo Rocha | 24/12/2019 06:00
Cristhiano Luna ao lado dos advogados Fabio Trad e José Belda em 2017 (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)
Cristhiano Luna ao lado dos advogados Fabio Trad e José Belda em 2017 (Foto: Arquivo/ Campo Grande News)

Promotor fora - A defesa de Cristhiano Luna, assassino de segurança da Valley em 2011, pediu à Justiça e conseguiu afastar o promotor Douglas Oldegardo de novo júri sobre o caso, um dos mais polêmicos de Campo Grande. Cristhiano havia sido condenado a 17 anos de prisão, mas pena foi anulada no final de 2017 pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Troca - O outro julgamento ainda não tem data, mas vai ocorrer em 2020 sem o promotor responsável pela acusação até agora. A defesa alegou impedimento de Douglas por ele ter testemunhado contra Cristhiano em outro processo. O promotor concordou com o afastamento e agora quem assume o caso é a colega Aline Mendes Franco Lopes.

Não sou Deus - O prefeito Marquinhos Trad (PSD) voltou a dizer que o reajuste na tarifa de ônibus será "técnico" e reclamou das cobranças da população. "Eu não controlo a inflação, que é do Ministério da Fazenda, nem o preço do diesel e o reajuste dos salários dos motoristas, por isso só vou seguir o que está em contrato", justificou.

Perderam - Marquinhos também lembrou o quanto era importante a participação das pessoas nesta última edição do Refis Natalino, porque o programa não será aberto no próximo ano, já que 2020 tem eleições. "Se trata de uma oportunidade importante, já que concede 90% de desconto nos juros e multas para renegociar a dúvida", descreveu ele.

Vôlei pela frente - O prefeito anda animado com 2020. Lembrou que para o ano que vem existe uma boa expectativa para o vôlei em Campo Grande, já que a cidade irá receber jogos da Seleção Brasileira na Liga das Nações, que vai inaugurar o Ginásio Guanandizão.

Para o mundo - A competição é tradicional, inclusive já passou pela cidade, mas faz mais de 15 anos, quando sediou as partidas entre Brasil e Portugal em 2004. "Novamente vamos divulgar o nome da cidade para todo Brasil e ao mundo", comemorou Marquinhos.

Saidinha - Sempre muito polêmica, a "saidinha" de presos este ano tem grupo menor que em outros tempos, são 602 em Campo Grande, contra  979 detentos que receberam o benefício em 2017 e 808 no ano passado.

Dois pesos - Estudo da IFI (Instituição Fiscal Independente) mostra que o governo federal poderia ter economizado em 6 anos R$ 32 bilhões com a folha de pagamento, caso os reajustes dados aos funcionários públicos tivessem acompanhando os da iniciativa privada

Menos médicos - Outro levantamento mostra que o salário não é o principal fator para atrair médicos a regiões mais pobres do Brasil. Segundo o Ieps (Instituto de Estudos para Políticas de Saúde), o que pesa é a localização. Quanto mais próximo da família, maior o interesse. Por isso, a sugestão é ampliar vagas dos cursos de Medicina em regiões desassistidas.

Melhorzinho - O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já havia anunciado que das 18 mil vagas que o governo quer preencher com o Médicos Pelo Brasil, 13.800 vão para Norte e Nordeste. Mato Grosso do Sul não entra como prioridade porque é o melhor assistido no Centro- Oeste.

Nos siga no Google Notícias