A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 19 de Outubro de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


02/04/2018 06:00

Promotor linha dura vai cuidar das eleições

Ângela Kempfer

Durão - Marcos Alex Vera assume como promotor eleitoral neste ano, responsável pela parte de registros de candidaturas e investigação eleitoral. O promotor ganhou fama de linha dura como coordenador do Gaeco, responsável por grandes operações como a Coffee Break. 

Livre, leve e solto - Depois de ser solto pelo TRF (Tribunal Regional Federal), o empresário João Amorim curtiu o habeas corpus como a maioria na véspera de Páscoa. Depois de 11 dias no presídio, saiu para fazer compras no shopping.

Gastando - No início da tarde de sábado, comprou presente na John John, uma das lojas de grife mais caras do Shopping Campo Grande, e depois tentou encarar as especialistas em chocolate, mas diante da quantidade de gente nas compras de última hora, Amorim desistiu.

Na ativa - Apesar de todos os problemas com a Justiça, o ex-deputado federal e ex-secretário estadual de obras, Edson Giroto, não jogou a toalha e parece estar disposto a tentar uma vaga nas próximas eleições. Ele tem enviado mensagens a líderes comunitários dizendo estar pronto para encarar mais uma campanha.

Pirataria - A Câmara dos Deputados pode aprovar hoje em primeira votação projeto de lei que aumenta as penas para quem comete crimes relacionados à pirataria. E a proposta está quase caducando, são 9 anos já em tramitação no Congresso.

Tolerância zero - Se virar lei, o crime vai render a pena de quatro anos de prisão em regime fechado, além da aplicação de multa. Atualmente, a punição máxima é 1 ano de prisão, em regime aberto ou semiaberto.

SUS da segurança - Já na terça, a Câmara Federal discute o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública, assunto nunca tão debatido como nos últimos tempos aqui no Brasil. A segurança definitivamente tomou o lugar da saúde no ranking das reclamações nacionais e a proposta do SUSP para coibir a violência é integrar órgãos policiais, para atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada.

Sem sinal - Outro item na pauta de votação, que muito interessa Mato Grosso do Sul, é o Projeto de Lei Complementar 470/18, que determina a instalação de bloqueadores de telefonia em presídios, usando recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

Fakes - Uma pesquisa sobre "fakes de redes sociais" levantou quanto custa produzir um falso famosinho no Instagram e descobriu que por R$ 349,80 é possível comprar dois mil 'likes' e dez mil seguidores. Barato, né?

Mentiras - E um dos temas da vez nas eleições deste ano será a fake news. Vários grupos estão surgindo para investigar e ajudar o eleitor a bloquear notícias falsas. Uma deles é o “É Isso Mesmo?”, blog de checagem que tem até manual que ajuda você a identificar informação confiável e de qualidade.

Verique - Nas regras, há 8 pontos que devem ser respeitados: não leia só o título, desconfie de textos alarmistas, informações vagas são mau sinal, confira a data da publicação, cuidado com vídeos e áudios editados, consulte fontes oficiais, confira se a informação foi publicada por um veículo profissional de imprensa, verifique antes de compartilhar.

Adeus a "Playboy" tem foto de bebida na mesa de bar
Despedida – Tem gosto amargo e dolorido, principalmente para as pessoas próximas, a última foto postada nas redes sociais por Marcel Colombo, conheci...
Campanha, tiro na escola e oportunismo
“Guerra virtual” – Não podia ser diferente. O episódio lamentável em que uma criança de 9 anos entrou armada na sala de aula em Campo Grande e atirou...
Justiça agora pode até cobrar Delcídio
Ainda à espera - A Justiça Eleitoral rejeitou o registro de candidatura de Delcídio Amaral (PTC) ao Senado, depois da derrota nas uras. A juíza Eliza...
Clima de campanha não poupa nem festões
Todo lugar - O clima de campanha, neste segundo turno polarizado, não deixa escapar nem os casamentos. Durante festa no sábado no bufê Murano, na Ave...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions