ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Promotor linha dura vai cuidar das eleições

Ângela Kempfer | 02/04/2018 06:00

Durão - Marcos Alex Vera assume como promotor eleitoral neste ano, responsável pela parte de registros de candidaturas e investigação eleitoral. O promotor ganhou fama de linha dura como coordenador do Gaeco, responsável por grandes operações como a Coffee Break. 

Livre, leve e solto - Depois de ser solto pelo TRF (Tribunal Regional Federal), o empresário João Amorim curtiu o habeas corpus como a maioria na véspera de Páscoa. Depois de 11 dias no presídio, saiu para fazer compras no shopping.

Gastando - No início da tarde de sábado, comprou presente na John John, uma das lojas de grife mais caras do Shopping Campo Grande, e depois tentou encarar as especialistas em chocolate, mas diante da quantidade de gente nas compras de última hora, Amorim desistiu.

Na ativa - Apesar de todos os problemas com a Justiça, o ex-deputado federal e ex-secretário estadual de obras, Edson Giroto, não jogou a toalha e parece estar disposto a tentar uma vaga nas próximas eleições. Ele tem enviado mensagens a líderes comunitários dizendo estar pronto para encarar mais uma campanha.

Pirataria - A Câmara dos Deputados pode aprovar hoje em primeira votação projeto de lei que aumenta as penas para quem comete crimes relacionados à pirataria. E a proposta está quase caducando, são 9 anos já em tramitação no Congresso.

Tolerância zero - Se virar lei, o crime vai render a pena de quatro anos de prisão em regime fechado, além da aplicação de multa. Atualmente, a punição máxima é 1 ano de prisão, em regime aberto ou semiaberto.

SUS da segurança - Já na terça, a Câmara Federal discute o projeto que cria o Sistema Único de Segurança Pública, assunto nunca tão debatido como nos últimos tempos aqui no Brasil. A segurança definitivamente tomou o lugar da saúde no ranking das reclamações nacionais e a proposta do SUSP para coibir a violência é integrar órgãos policiais, para atuação conjunta, coordenada, sistêmica e integrada.

Sem sinal - Outro item na pauta de votação, que muito interessa Mato Grosso do Sul, é o Projeto de Lei Complementar 470/18, que determina a instalação de bloqueadores de telefonia em presídios, usando recursos do Fundo Penitenciário Nacional.

Fakes - Uma pesquisa sobre "fakes de redes sociais" levantou quanto custa produzir um falso famosinho no Instagram e descobriu que por R$ 349,80 é possível comprar dois mil 'likes' e dez mil seguidores. Barato, né?

Mentiras - E um dos temas da vez nas eleições deste ano será a fake news. Vários grupos estão surgindo para investigar e ajudar o eleitor a bloquear notícias falsas. Uma deles é o “É Isso Mesmo?”, blog de checagem que tem até manual que ajuda você a identificar informação confiável e de qualidade.

Verique - Nas regras, há 8 pontos que devem ser respeitados: não leia só o título, desconfie de textos alarmistas, informações vagas são mau sinal, confira a data da publicação, cuidado com vídeos e áudios editados, consulte fontes oficiais, confira se a informação foi publicada por um veículo profissional de imprensa, verifique antes de compartilhar.

Nos siga no Google Notícias