ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Protesto em avenida tem mais barracas que militantes

Por Anahi Zurutuza, Kamila Alcântara e Fernanda Palheta | 01/04/2024 06:00
Barracas montadas no canteiro central da Avenida Afonso Pena, em frente à Prefeitura (Foto: Juliano Almeida)
Barracas montadas no canteiro central da Avenida Afonso Pena, em frente à Prefeitura (Foto: Juliano Almeida)

Barracas e pouca gente – Chamada pela prefeita Adriane Lopes (PP) de “protesto de barracas”, promovido por entidades que não têm legitimidade para representar servidores públicos, manifestação em frente à Prefeitura de Campo Grande tem cartazes com reivindicações, tenda, oito abrigos de camping e pouca gente. O Campo Grande News passou pelo local seis vezes durante o feriadão e só no sábado (30) pela manhã, “encontrou” maior número de manifestantes – quatro homens ligados ao Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande.

Reforços – Na verdade, quando a equipe chegou ao ponto, no canteiro central da Avenida Afonso Pena, por volta das 9h30, só um guarda civil metropolitano estava a postos. Ele disse que “o pessoal” que havia dormido nas barracas já tinha ido embora e que era a vez dele no plantão, mas rapidamente, passou a mão no telefone e chamou reforços. Em poucos minutos, o presidente do sindicato, Hudson Bomfim, e o advogado Márcio Almeida apareceram por lá.

Quase 1 mês – As barracas foram armadas no dia 8 de março pelo Sinte/PMCG (Sindicato dos Trabalhadores Públicos em Enfermagem do Município de Campo Grande), que exigem o pagamento do adicional de insalubridade para a categoria. Depois, os guardas municipais se uniram aos profissionais da Enfermagem. Segundo Bonfim, hoje, são 11 categorias “patrocinando” a manifestação, embora em vários momentos apenas uma pessoa seja vista “cuidando” do acampamento.

Resistência  O sindicalista afirma que o ato é de “resistência” e a militância organizou escala de revezamento, já que trabalhadores da Saúde e Segurança são impedidos de fazer greve, por exemplo. “A gente vai ficar aí. Nós estamos aqui para todo dia que a prefeita chegar, ela lembrar dos compromissos que ela fez”, afirma Bonfim, que pleiteia para ele e os colegas da Guarda Civil Metropolitana o adicional de periculosidade.

Parado No domingo de Páscoa (31), a movimentação foi ainda menor. Fora o guarda responsável pela “segurança” do protesto, a coluna encontrou dois servidores municipais em meio as barracas no canteiro central: um de manhã e outro a tarde. A chuva forte durante o dia teria atrapalhado o tereré marcado para movimentar o feriado.

Sexta-feira Santa – Nem o feriado parou as articulações do PSB para fortalecer o partido para no pleito municipal deste ano. Na Sexta-feira Santa, o presidente estadual da legenda, deputado estadual Paulo Duarte, participou da filiação da professora Eugênia Portela, que por muito tempo foi liderança no PT. Nas redes sociais ele explicou: "Com todo o respeito a data, continuamos trabalhando".

Tradição – Na contramão, o deputado federal e pré-candidato a prefeito de Campo Grande, Beto Pereira (PSDB), deu uma pausa nas agendas para curtir a família. Nas redes sociais, compartilhou vídeo com a mão na massa fazendo sopa paraguaia, comida típica do feriado em Mato Grosso do Sul.

Feriadou – Para o governador Eduardo Riedel (PSDB), o descanso começou no Sábado de Aleluia. Ele estava em São Paulo, onde cumpriu agendas de governo e políticas, e ao desembarcar em Mato Grosso do Sul foi para a fazenda em Maracaju. “Cheguei de SP e vim direto encontrar a família pra curtirmos juntos o feriado de Páscoa”, revelou ao postar foto junto com a mulher, Mônica Riedel.

Dia de visita – Riedel, contudo, também aproveitou o feriadão para fazer uma visita ao correligionário tucano, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, que no início da semana sentiu dores no peito e foi internado. Ao lado da primeira-dama, o governador foi levar um abraço e o desejo de recuperação ao prefeito depois do susto causado por uma disfunção cardíaca, além de aproveitar a visita para "colocar a prosa em dia".

Deu praia – O deputado estadual José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT, aproveitou os quatro dias de folga para pegar um bronze em Florianópolis ao lado da família. Tirou foto com a mulher, Gilda, com os cinco netos e debaixo de guarda-sol, mostrando que também levou o sul-mato-grossense tereré para passear na praia.

Nos siga no Google Notícias