ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Quando o assunto é tráfico, MS aparece

Marta Ferreira | 29/03/2018 06:00

Sempre- Quando o assunto é tráfico internacional de drogas, em algum ponto das grandes investigações, Mato Grosso do Sul acaba sendo citado. Reportagem da Agência Pública, veiculada pelo jornal El País nesta sexta-feira, mostra que foi em Ponta Porã que se conheceram dois integrantes da quadrilha investigada como responsável pela cocaína apreendida em um helicóptero que é da família do deputado de Minas Gerais Gustavo Perrela, em 2013.

Quem? - Segundo o material, o único dos cinco presos no caso do helicóptero dos Perrellas que admitiu estar envolvido com o tráfico, Robson Ferreira Dias, disse à PF que havia sido contratado, por R$ 20 mil. O contratante, conforme o depoimento de Dias, era um homem que conheceu pessoalmente na cidade fronteira de MS, conhecido como “Chácara” .

Mais um - A reportagem cita ainda um outro suposto integrante da quadrilha como sendo de Ponta Porã. Trata-se de Wagner da Silva Fernandes, preso em outro episódio de tráfico de drogas atribuido ao mesmo grupo. Wagner conforme a reportagem, é apontado em inquérito da PF “amigo” do financiador de 250 quilos de cocaína apreendidos no fim de 2017. Esse financiador seria conhecido apenas como “Paraguaio”, ainda não identificado.

Rota - Ainda de acordo com o mesmo material, o inquérito sobre a apreensão de 2013 identificou todo o trajeto da droga, feito com o helicóptero da família Perrella do dia 22 a 24 de novembro. Foram descobertos pontos em Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Mato Grosso do Sul e no Paraguai. Ou seja, a droga teria origem na fronteira por terras sul-mato-grossens, onde a vigilância é falha e crime organizado faz o que quer, como o Campo Grande News tem mostrado frequentemente em suas reportagens.

Vamos ver - Além da bancada do PT, de quem já se espera essa postura, o deputado Paulo Siufi (MDB) disse que vai analisar com cuidado a segunda votação do reajuste dos servidores, aprovado ontem em primeira, prevendo aumento de 3,04%. Afirma, assim como os colegas petistas, que só vão votar a favor em segunda analise, se houve acordo com as categorias.

Mais rápido - A definição do reajuste, neste ano, está em velocidade muito mais rápida do que no ano passado, quando o fechamento só aconteceu em julho, depois de muita polêmica. A explicação mais lógica para isso é a lei eleitoral, que só permite reajustes até seis meses antes das eleições. 

Tô de olho - Paulo Siufi (MDB) reclamou das inúmeras obras que estão sendo inauguradas pelo governo estadual. Para ele, é só por causa da proximidade das eleições. Se nada mudar, o MDB vai ser adversário dos tucanos na eleição deste ano.

Do contra - A postura aparentemente crítica de Siufi vai de encontro aos discursos recentes de colegas que, além de reforçarem o apoio do MDB ao governo, independentemente da eleição, até defendem que os dois partidos voltem a se coligar neste ano.

Soma - O deputado Renato Câmara, presidente do PT em Dourados, continua comemorando a aquisição  de George Takimoto (Ex-PDT) pelo MDB. Ele afirma que o novo colega de legenda vai reforçar a base eleitoral do partido na região. 

Brasília - Na análise do deputado Câmara, Takimoto pode colaborar principalmente com a chapa que vai disputar vaga na Câmara Federal. O ex-pedetista trocou de partido justamente em busca desse espaço.

(Com Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias