ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Jogo Aberto

Rejeitado, historiador ganha cargo com índios

Ângela Kempfer | 10/10/2019 06:00
Lixo amontado em esquina do Fórum de Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)
Lixo amontado em esquina do Fórum de Campo Grande. (Foto: Direto das Ruas)

Cabidão - Depois de ser nomeado para comandar a Superintendência do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Mato Grosso do Sul e ter a indicação revogada 24 horas depois, o historiador Eldo Elcídio Moro finalmente encontrou “um cantinho”.

Cacique - Passados 20 dias do cancelamento da nomeação ao Instituto, Eldo foi designado pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, para a função de coordenador distrital de Saúde Indígena no Estado. A deputada federal Rose Modesto (PSDB) estaria por trás da indicação, que custou o cargo de Fernando da Silva Souza, agora exonerado.

Se deu bem - Para ele, foi um super negócio. Eldo Moro vai receber salário de R$ 10.373,30 na Secretaria Especial de Saúde Indígena, quase o dobro dos R$ 5.685,55 que ganharia como superintendente do Iphan, que continua sob o comando fa arquiteta Maria Clara Mascarenhas Scardini desde julho de 2017.

Lenços - Compostas 100% por homens, as bancadas da Assembleia Legislativa também entraram na campanha "Doe Lenços", que serão repassados às mulheres que estão em tratamento de câncer. "Essa é uma campanha mundial de conscientização sobre a importância do autoexame e da desmistificação do tratamento do câncer, que muitas vezes tem cura", disse o deputado Lídio Lopes (Patri), que revelou que as demais Assembleias de todo Brasil também estão realizando esta iniciativa.

Câncer dose dupla - O deputado Zé Teixeira (DEM) aproveitou o evento para contar que já conseguiu vencer a doença (câncer), descoberta há dois anos. "Venci um câncer de rim e um câncer de próstata. Temos que fazer nossos exames regularmente para cuidar da saúde, pois as chances de cura são grandes se descoberto cedo e tendo acesso ao tratamento. É triste ver que tem localidades em que as pessoas demoraram muito para conseguir o tratamento", revelou o democrata.

Sem trégua - Projeto no Senado defende que revogação da prisão preventiva de agressor de mulheres ocorra apenas mediante um laudo psicológico. A proposta já foi aprovada pela Comissão e Constituição e Justiça e, se passar no plenário, a medida deve ser aplicada, independentemente, de fixação de fiança.

Conectados - Pesquisa divulgada ontem aponta que metade das pessoas na faixa etária entre 18 e 49 anos já usa o smartphone para acessar os serviços bancários e financeiros. Entre as pessoas de 30 a 39 anos, o percentual sobe para 65% dos entrevistados.

Casa de ferreiro ...- Bem na frente do Fórum de Campo Grande, onde correm processos conta o cidadão que desrespeita o meio ambiente, por exemplo, leitor da coluna flagrou, nesta semana, montanha de lixo jogada na esquina. Os sacos e caixas estavam amontados, atrapalhando, inclusive, a passagem de pedestres.

...Espeto é pau - Pelas regras que começaram a funcionar neste ano, os grandes geradores públicos de resíduos também deveriam ficar responsável pela própria coleta e destinação dos seus rejeitos. Mas, conforme apuração da coluna, o serviço continua a cargo do poder público.

Na última hora - Estratégia, ou não, o fato é que as denúncias que o Gaeco está fazendo derivadas da Operação Omertà só estão chegando à Justiça bem no fim do expediente. Por enquanto, a investigação foi desmembrada em duas denúncias, mas ainda há 11 investigados que não foram enquadrados nelas.

 

Nos siga no Google Notícias