ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Relações perigosas de MS se esbarram na Lava Jato

Waldemar Gonçalves | 18/04/2017 06:00

Denunciados – Zeca do PT, Eike Batista e Fadel Júnior, arrecadador de campanha do petista, segundo a Procuradoria Geral da República, têm algo em comum. Os três foram denunciados na Operação Lava Jato.

Nos bastidores – O servidor estadual Fadel Tajher Iunes Júnior atuou nos bastidores na gestão final de Zeca do PT (2006). Logo depois, o ex-governador e atual deputado federal iniciou na atividade rural, adquirindo fazendas e plantando eucalipto.

Boa vizinhança – Zeca virou vizinho do empresário Eike Batista, em Dois Irmãos do Buriti, que também cultivava grande áreas rurais com eucalipto. O dono do grupo EBX está preso no Rio de Janeiro.

Outros interesses – É verdade quando Zeca do PT, em sua defesa, diz que não foi candidato em 2006. A atuação de Fadel Júnior, a pedido do ex-governador, teve outros interesses, do que financiamento para campanha eleitoral.

Prejuízo – Ontem, durante sorteio de prêmios para contribuintes adimplentes com o pagamento do IPTU 2017, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), lamentou os prejuízos causados pela chuva durante o fim de semana. “Casas foram danificadas, queda de árvores e motoristas caíram ou tiveram de desviar de buracos. Não deveria ser assim”, constatou.

Ano que vem – Ainda vai levar algum tempo para que a situação financeira da Capital se normalize. Pelo menos é assim que pensa Marquinhos, que estima mudanças deste panorama em no máximo 14 meses. “Com prejuízo de R$ 30 milhões por mês, vamos tomar medidas urgentes para não deixar Campo Grande falir”, defendeu.

Ironia – Após recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) para que a prefeitura reduza os salários de servidores que recebem acima do teto do funcionalismo municipal, Marquinhos evitou polemizar, mas nem tanto. “Diferentemente de outras instituições, a lei será cumprida na prefeitura”, disparou.

Faça o que eu digo – A referência implícita é ao próprio MPE, que fiscaliza a correta aplicação da lei, mas paga salários acima do teto – de R$ 33.763, equivalente ao salário de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). Reportagem do Campo Grande News, em janeiro deste ano, apontou essa situação.

Burocracia – Voltando à premiação do IPTU, o contemplado com um carro zero km vai ter de esperar um pouco para usufruir do ganho. “O carro está em licitação. Mesmo tendo dinheiro, não podemos ir à concessionária e comprar”, justificou o prefeito, antes do sorteio.

Responsabilidade – Na visão do deputado estadual Beto Pereira (PSDB), cada governo tem sua marca, seja sobre a construção de obras ou em relação a programas sociais. Já o de Reinaldo Azambuja (PSDB) ele define como uma gestão de responsabilidade. "Teve este cuidado em todas as áreas, desde rural, a saúde e segurança".

(com Leonardo Rocha e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias