ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Última semana de 2015 trouxe vacina para dengue e baque na economia

Waldemar Gonçalves | 29/12/2015 06:00

Dias difíceis – A última segunda-feira de 2015 chegou com notícias indicando que o ano de 2016 terá dias difíceis. A rede dona do Walmart confirmou o fechamento de duas de suas quatro unidades em Campo Grande; a Bigolin, tradicional no ramo de materiais para construção, também estaria prestes a fechar as portas de algumas de suas lojas.

Deficit – Não bastassem as informações locais, a ‘segunda braba’ foi dia de o Tesouro Nacional anunciar deficit de R$ 21,3 bilhões nas contas do governo federal. É o maior rombo mensal já registrado nas contas da União.
Contraste – Números e cenários recessivos insistem em contrastar com o que se vê nas ruas. Shoppings e lojas viveram dias agitados às vésperas do Natal, enquanto aeroporto e rodoviária, no caso de Campo Grande, contabilizam intensa movimentação.

Vacina – A notícia de que, nos próximos meses, uma vacina para a dengue deve começar a ser comercializada no Brasil surge, em um primeiro momento, como alento a quem vive à mercê da doença. A expectativa, no entanto, é que o medicamento chegue a preço salgado ao mercado, pelo menos nos primeiros lotes.

É dose – A Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande adiantou-se em passar a bola para o Ministério da Saúde ao comentar o anúncio da vacina. Não há, pelo menos por enquanto, previsão de que doses sejam distribuídas em postos da rede pública de saúde.

Agenda – A Polícia Federal achou 51 cartões de apresentação no quarto do pecuarista José Carlos Bumlai, em seu apartamento em São Paulo. Segundo o jornal Estadão, a lista inclui o ex-governador André Puccinelli (PMDB) e o deputado federal Dagoberto Nogueira (PDT). “Ressalvando-se que tal fato, por si só, não configurar (sic) qualquer ilicitude”, conforme salienta relatório da PF.

Mudança – Notícia de que a família do senador Delcídio do Amaral (PT) mudou-se de Campo Grande para Florianópolis (SC) irritou assessores do petista. Pessoas próximas garantem que a residência do parlamentar é e continua sendo a Capital de Mato Grosso do Sul.

Recesso – Também foi refutada, por assessores, a informação de que o escritório de Delcídio em Campo Grande foi fechado. Trata-se de recesso, como ocorre todo ano, disseram as fontes ligadas ao senador.

Sem coincidência – Respondendo aos jornalistas que questionaram a coincidência do promotor Marcos Alex sair de férias justamente em um momento crítico da Coffee Break, e em meio aos comentários de que o MPE estaria insatisfeito com o relatório produzido por ele, o procurador-geral adjunto, Paulo Cezar dos Passos, ressaltou que o promotor já havia solicitado esse período para viajar com a família.

Bola de cristal – A solicitação, segundo Passos, foi feita no início do segundo semestre, para haver tempo hábil de organizar o cronograma de férias dos demais promotores. “Se soubéssemos o que iria acontecer nos quatro meses futuros, ma não temos bola de cristal”, ressaltou o chefe-adjunto.

(colaboraram Flávia Lima e Leonardo Rocha)

Nos siga no Google Notícias