ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Usina com 600 trabalhadores, Tonon decreta falência

Marta Ferreira, Rosana Siqueira e Fernanda Palheta | 07/03/2020 07:00
Equipa da Deam em vídeo que circulou após prisão de guarda que ficou seis dias foragido. (Foto: Reprodução Instagram)
Equipa da Deam em vídeo que circulou após prisão de guarda que ficou seis dias foragido. (Foto: Reprodução Instagram)

Questão de honra – A prisão do guarda civil municipal Valtenir Pereira da Silva, de 35 anos, que matou a ex-namorada e um amigo dela no fim de semana passado, mobilizou parte da polícia nesta Semana da Mulher em Campo Grande. E motivou vídeo em tom de celebração do resultado por parte da equipe da Deam (Delegacia de Atendimento à Mulher), responsável pelo caso. Ninguém aceitava que a data dedicada às mulheres chegasse, neste domingo, com um feminicida à solta.

Comemoração – Na gravação, a delegada titular Fernanda Mendes aparece à frente de outros policiais ao lado de Sueyli Lima Rocha, a titular do inquérito. Fernanda diz que era um dia "muito feliz" e cita o fato de o guarda ter se entregado. A policial assinala que Valtenir não procurou as autoridades porque queria, declaração atribuída ao advogado do preso. “Ele cansou de fugir da polícia”, definiu.

Imortal - O ex-governador Pedro Pedrossian deve ganhar um totem na entrada do Parque dos Poderes. Será uma homenagem ao homem que construiu a sede dos órgãos do poder executivo estadual.

Em escolha - A viúva, Maria Aparecida Pedrossian, ainda está decidindo qual foto a família enviará para o artesão responsável por produzir a obra em bronze. Ela terá os moldes da homenagem feita ao poeta Manoel de Barros, hoje na Avenida Afonso Pena.

Falido - A Justiça de São Paulo decretou a falência do Grupo Tonon Bioenergia que está em recuperação judicial desde 2015. Com mais de 50 anos de história, a Tonon Bioenergia era formada pelas unidades Santa Cândida, em Bocaína (SP); Paraíso, em Brotas (SP); e Vista Alegre.

Cronologia - O grupo empresarial entrou com pedido de recuperação judicial há quatro anos e teve o plano aprovado em 2017. O processo envolveu o leilão das duas usinas paulistas, posteriormente adquiridas pela Raízen Energia.

Frustrados - Desde o final do ano passado, a usina não paga salários e 13º de 600 funcionários, o que agravou a crise no pequeno distrito de Vista Alegre. Em abril deste ano, ainda que a crise financeira da unidade Vista Alegre fosse conhecida no município, representante paulista da empresa afirmou, em reunião, que o grupo retomaria as atividades em abril deste ano. A maior parte da dívida da Tonon estava alocada nesta unidade, que possui capacidade de moagem de 2,5 milhões.

Sextou - Nada de roupa formal. Camiseta polo foi o traje definido para as autoridades estaduais no evento em que o governo de Mato Grosso do Sul lançou pacote de investimentos de R$ 4,3 bilhões nesta sexta-feira. Homens e mulheres com cargo no governo que ficaram no palco estavam vestidos com a camiseta com a logo do programa. 

Rapidinho - O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), participou da solenidade, mas não ficou até o final. Sua ausência no palanque de autoridades foi percebida na metade do evento, depois de ele ter dado entrevista elogiando a iniciativa do governo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), de quem corteja o apoio nas eleições de 2020.

Nos siga no Google Notícias