ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Amigos criam condomínio de chalés com trilha, mirante e muita natureza

Regra de condomínio é construção ecológica, com chalés de madeira e árvore por toda parte

Thailla Torres | 28/02/2022 08:31
Um dos modelos de chalés, a partir de 42 metros quadrados. (Foto: Leandro Reis)
Um dos modelos de chalés, a partir de 42 metros quadrados. (Foto: Leandro Reis)

Leandro Reis, Rodrigo Manieri, Michael Margarejo e Kelvin Soares são amigos e fizeram do amor pela natureza uma sociedade. Por isso, os quatro resolveram abrir um condomínio em Camisão, distrito de Aquidauana, a 130 quilômetros de Campo Grande.

O negócio deles poderia ser mais um empreendimento para lucro no setor imobiliário, mas os quatro resolveram ir além e atender um público que tem buscado conexão mais íntima com a natureza.

Por isso, se você for atraído até o local pelo preço, mas não ter no coração a vontade de morar em um chalé de madeira onde o projeto só permite 30% de construção em alvenaria, esqueça! O lema do local que ganhou nome de Paraíso da Serra é manter a essência da construção ecológica.

Fachada do condomínio, de frente para o trilho do trem. (Foto: Leandro Reis)
Fachada do condomínio, de frente para o trilho do trem. (Foto: Leandro Reis)

O condomínio tem 70 lotes com tamanhos diferentes e o menor tem 300 metros quadrados. Mas o que tem chamado atenção no local é a construção de chalés de madeira, que são charmosos e fazem do local um estilo de moradia incomum para muitos e transformador para quem é enlouquecido por natureza.

Isso porque o local tem muitas áreas preservadas, bosque, trilhas ecológicas, lagos e mirantes para, além de moradia, proporcionar às pessoas um contato direto com a natureza.

Rodrigo lembra que a ideia deles no início do negócio era vender só os terrenos. “Quando começamos a se envolver, vimos que era possível uma construção de madeira de reaproveitamento que fosse um diferencial. Dentro das inúmeras possibilidades, veio a ideia do chalé.”

A irmã que morou muito tempo em Santa Catarina e visitou diversos lugares falou da inspiração nos chalés suíços, foi então que Rodrigo e Leandro pensaram numa construção de madeira, mas adaptada para a temperatura sul-mato-grossense.

Um dos modelos de chalés em construção.
Um dos modelos de chalés em construção.

Eles fecharam parceria com uma empresa de engenharia sustentável e iniciaram a construção do primeiro chalé. Quem decide morar no condomínio pode comprar o terreno e construir com fornecedor de fora ou fechar pacote completo “terreno + construção” para ter o chalé dos sonhos.

Já para quem vai fazer com fornecedores de fora, Rodrigo adianta que o trabalho é avaliado pela administração do condomínio. “Não pode construir qualquer coisa, a madeira tem que predominar. É necessário, também, seguir alguns padrões”, explica.

Detonar todas as árvores para tomar o terreno com a construção também não é permitido. A proposta de ser um chalé mais compacto vai de encontro com a ideia de viver em um bosque. “Queremos ter o máximo de árvores no local, senão perde todo o sentido”.

O morador pode viajar para onde quiser e conhecer belezas naturais, mas a ideia é que volte para o lar e também encontre a natureza sempre presente. Por isso, na área gigante, foram feitos lagos artificiais que são abastecidos com água da chuva, trilhas ecológicas e mirantes para contemplação da beleza da serra.

À venda, tem projetos de chalés a partir de 42 metros quadrados. O menor é estilo um flat, com quarto, banheiro e cozinha integrada com a sala. Já a construção maior pode ser feita com outras duas suítes. “Mas tudo dentro de uma construção ecológica e isso já começa nas vendas. Ela é feita para o público que quer a preservação desse meio ambiente.”

Sobre valores, Rodrigo destaca terrenos a partir de R$ 50 mil ou projetos completos a partir de R$ 130 mil. “O produto fica realmente muito bonito e não tem como não ser feliz em meio à natureza”.

Espaço rodeado por natureza tem como lema preservação, dizem amigos e sócios. (Foto: Leandro Reis)
Espaço rodeado por natureza tem como lema preservação, dizem amigos e sócios. (Foto: Leandro Reis)

O contato pode ser feito através do Instagram @paraisodaserrams.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Local tem lagos artificiais abastecidos somente com água da chuva. (Foto: Leandro Reis)
Local tem lagos artificiais abastecidos somente com água da chuva. (Foto: Leandro Reis)


Nos siga no Google Notícias