ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  14    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Casa que fica pronta em 50 dias pode ser levada para qualquer canto

Não é container! Casa modular é uma das opções de construção para quem deseja morar diferente e confortável

Thailla Torres | 04/10/2021 10:00
Casa modular é um dos primeiros ambientes vistos por quem entra na Casacor MS. (Foto: Janaína Peserico)
Casa modular é um dos primeiros ambientes vistos por quem entra na Casacor MS. (Foto: Janaína Peserico)

A nova edição da Casacor Mato Grosso do Sul traz ambientes muito mais conectados e detalhes que mantém também a originalidade do casarão da década de 70, que se destaca no Jardim dos Estados. Mas logo na entrada, um dos projetos chama a atenção ao mostrar novas maneiras de se construir sem a utilização da conhecida alvenaria.

É o caso do projeto da arquiteta Janaína Peserico, que executou a Casa Mó, uma construção modular fabricada sob medida, possibilitando, inclusive, que a casa possa ser transportada em cima de uma carreta e para onde o morador quiser. Ainda que algumas pessoas confundam, a casa modular não é uma casa container.

Fabricado com chassi metálico de aço, a casa modular tem fechamento em steel frame – um sistema formado por estruturas com perfis de aço galvanizado –, lã de pet, que garante isolamento termoacústico e é proveniente da reciclagem, e uma placa que vai por fora do módulo extremamente resistente à umidade.

Terracota se sobressai no ambiente para dar aconchego a casa transportável. (Foto: Denilson Machado/Casacor)
Terracota se sobressai no ambiente para dar aconchego a casa transportável. (Foto: Denilson Machado/Casacor)

A tendência é mundial e tem muito mais destaque fora do Brasil. Por aqui, a ideia passou a ser considerada com mais força no período da pandemia, onde muitos ressignificaram o conceito de morar e viver bem, segundo arquiteta.

“Esse tipo de construção é sustentável, eficiente e tem previsão orçamentária”, explica. “É também uma obra mais limpa, seca e rápida, gastando até um terço do tempo de uma construção convencional”.

Janaína explica que a ideia de fazer uma casa modular dentro da maior mostra de arquitetura do Estado foi porque há anos ela estuda o sistema, mas tinha o sonho de ter algo executado para mostrar ao público, e não somente aos clientes, que o sistema pode unir perfeitamente a sustentabilidade, o conforto e a funcionalidade de uma maneira nada convencional.

Na mostra, o visitante encontra dois módulos integrados por pergolado e jardim, que abrigam suíte e sala de estar com gourmet. Cada módulo tem 18 metros quadrados, os tons de verde e terracota trazem a natureza para dentro da casa, garantindo leveza e alegria, enquanto equipamentos tecnológicos garantem funcionalidade.

É uma casa que dá vontade de morar no primeiro instante e abrigaria, sem dúvidas, um morador solteiro ou até um casal.

Neon e iluminações pontuais criam aspecto degradê no ambiente. (Foto: Janaina Pserico)
Neon e iluminações pontuais criam aspecto degradê no ambiente. (Foto: Janaina Pserico)

E Janaina escolheu a medida 3,20 m por 6 m justamente para que cada módulo coubesse numa carreta e chegasse à mostra de maneira mais prática. Logo que os módulos “desembarcaram” no extinto jardim do casarão, chamaram a atenção do público que passava pelo local logo de cara e, em breve, poderão ser utilizados de uma maneira “turística”. “Essa não vou vender de jeito nenhum. O projeto é como um filho. Mas será utilizado para hospedagem no Airbnb em breve”, revela.

Na visão da arquiteta, a possibilidade de levar uma casa modular para a área externa de uma casa emblemática onde a alvenaria reina, foi uma chance de “quebrar barreiras culturais” e “mostrar que existem outras maneiras de construir”, diz. “Em minha opinião e segundo estatísticas, o mundo não vai mais suportar tamanha geração de resíduo e lixo que uma construção convencional faz”, finaliza.

Casa dá vontade de morar no primeiro instante. (Foto: Janaina Peserico)
Casa dá vontade de morar no primeiro instante. (Foto: Janaina Peserico)

Sobre visitação – A mostra funciona das 16h às 22h de terça a sexta-feira; das 13h às 22h aos sábados e das 13h às 20h aos domingos.

O ingresso para entrar na mostra é R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia-entrada). O ingresso pode ser comprado pelo site (clique aqui) com opções de horários reservados para evitar aglomerações. O uso de máscara é obrigatório nos ambientes da mostra.

O endereço da Casacor MS é Rua Goiás, 937 - Jardim dos Estados.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias