ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Dicas fáceis para você transformar a casa no Natal sem quebra-quebra

Arquiteta Chiara Duarte dá dicas para você mudar a casa sem grandes reformas e ainda poder receber a família em uma "casa nova"

Thailla Torres | 17/12/2020 07:18
Chiara resolveu dar dicas para ninguém ficar sem conforto em casa no fim de ano (Foto: Janaina Lott)
Chiara resolveu dar dicas para ninguém ficar sem conforto em casa no fim de ano (Foto: Janaina Lott)

Muito se tem falado de mesa posta para receber os familiares no Natal, mas a arquiteta Chiara Duarte levantou a bandeira nas redes sociais da arrumação que pode transformar ambientes da casa e transmitir aquele ar de forma, mas, sem nenhum quebra-quebra. As dicas que ela deixa hoje são para quem há muito tempo quer dar uma pitada na decoração mas acaba deixando para depois.

“São dicas práticas e fáceis de realizar. É possível encontrar os produtos em lojas de Campo Grande e mexer na decoração que as vezes a gente procrastina”, explica a arquiteta.

A mudança na decoração, ressalta Chiara, também ajuda no olhar sobre a casa. “É importante para a família olhar para o lar, é importante ter um pouco de beleza, pois esses elementos estabilizam a gente, em um momento difícil como o que estamos vivendo em 2020”, acrescenta.

Plantas fáceis de cuidar são uma excelente sugestão (Foto: Janaina Lott)
Plantas fáceis de cuidar são uma excelente sugestão (Foto: Janaina Lott)

Plantas – A sugestão da arquiteta é inserir o verde aos poucos dentro da casa. E não precisa transformar tudo em uma floresta. As mini espada de São Jorge e a tostão, por exemplo, são espécies fáceis de cuidar e dão um charme na sala ou no quarto. A sugestão é usar vasos decorativos e colocar o vasinho de plástico dentro desse vaso, assim ninguém precisa replanta. Essas duas plantas, segundo Chiara, precisam de pouca água e uma vez por semana você apenas precisa levá-las para tomar um solzinho. “De toda, a miniespada é a mais fácil de cuidar. Mas você também pode usar os galhos de ruscus dentro de um vaso com água e apenas trocar a água”, explica.

Outra sugestão é o eucalipto seco, que não precisa de água, mas traz charme ao ambiente, ensina a profissional.

Quadros dão aquele up nos ambientes (Foto: Janaina Lott)
Quadros dão aquele up nos ambientes (Foto: Janaina Lott)

Quadros – A dica é clássica e faz total diferença. A sugestão é posicionar os quadros a 1,5 metro do chão, na altura dos olhos. Também sempre busque a simetria e evite quadros na diagonal. Aposte em composições em linhas retas. Em composições de quadros de tamanhos diferentes, também preste atenção na simetria. De repente, é possível fazer uma composição com lembranças de viagens, mas, antes de levar à parede monte no chão primeiro e vai experimentando como irá ficar melhor a composição.

Não tem habilidade para furar a parede? Quadro posicionado em móvel, como estante ou aparador, é uma ótima sugestão.

Assim como a tinta de parede, almofadas dão vida numa cama toda branca (Foto: Janaina Lott)
Assim como a tinta de parede, almofadas dão vida numa cama toda branca (Foto: Janaina Lott)

Almofadas – A almofada, além de função estética com volume e colorido, ela tem uma função prática que é deixar o local mais confortável. Mas suas estampas podem trazer uma cor para sala ou quarto. E elas podem ser de tamanhos diferentes. Hoje, além das lojas de decoração na cidade, até supermercado tem oferta de almofadas coloridas para você decorar cama, sofá, poltrona ou até mesmo fazer um cantinho especial com almofadas e tapete no chão.

Se preocupar com a cama todos os dias é uma das dicas para demonstrar ordem no ambiente (Foto: Janaina Lott)
Se preocupar com a cama todos os dias é uma das dicas para demonstrar ordem no ambiente (Foto: Janaina Lott)

Cama – A ordem na  casa é algo importante. Parece que não, mas arrumar a cama transmite essa ordem para o ambiente. Nada melhor do que chegar à noite depois de um dia cansativo e encontrar o quarto bem arrumado. Isso traz uma sensação de paz. “Uma dica é deixar uma colcha sem cobrir os travesseiros e isso traz um detalhe diferente na decoração. Também sugiro apostar em lençol e fronha claro, para dar aquele clima arrumado de cama de hote, sabe?”.

Que tal uma pintura de meia parede? (Foto: Janaina Lott)
Que tal uma pintura de meia parede? (Foto: Janaina Lott)

Papel de parede e pintura – Sabe aquela moda da pintura meia parede? Pois é, Chiara sugere pintar, por exemplo, a cabeceira da cama de uma cor diferente. Não quer mexer com tintura? Outra aposta fácil é o papel de parede. E não precisa ser em todo o ambiente. Atrás do sofá, por exemplo, já faz uma super dirença. "O segredo é colocar um acabamento para fazer um encontro do papel de parede com a parede que é só pintada", destaca.

Aposte numa iluminação mais amarela (Foto: Janaina Lott)
Aposte numa iluminação mais amarela (Foto: Janaina Lott)

Iluminação – Ela é responsável por mudar a atmosfera do ambiente. Dentro do possível a sugestão é mudar toda a iluminação de casa branco neutro ou frio para o branco morno ou branco quente. Na prática é colocar a iluminação amarelada. Em ambientes como quarto é essencial a iluminação amarela, explica a arquiteta, para trazer sensação de conforto e relaxamento. Além disso, ela destaca que a iluminação amarelada realça as cores e a decoração do ambiente.

Cortinas também são excelentes para arrematar a decoração da casa (Foto: Janaina Lott)
Cortinas também são excelentes para arrematar a decoração da casa (Foto: Janaina Lott)

Cortina e tapete – As cortinas são uma excelente maneira de garantir privacidade, controlar a luminosidade, proteger o mobiliário do excesso de sol e manter o conforto térmico dentro de casa. Mas ela também arremata a decoração. “É importante que ela vá até o chão. Nada de cortina curta que não acompanha a janela e nem o chão. Aliás, para cortinas que acompanham a janela, eu sugiro usar persiana. Cortinas de tecido bonita é a que arrasta no chão”, destaca.

Trocar o tapete é uma maneira rápida de mudar a atmosfera de qualquer ambiente, já que é capaz de adicionar novas cores e novas texturas em um cômodo. O tapete demarca o ambiente e tira o aspecto frio de qualquer cantinho da casa. Como escolher? Primeiro que algumas medidas são padrões e mais fáceis de encontrar nas lojas. É importante que ele seja maior que o sofá. Quanto a textura, optar por um modelo estampado caso sua parede seja lisa, por exemplo, é uma boa dica para começar.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias