ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SÁBADO  15    CAMPO GRANDE 22º

Arquitetura

Igreja da Tia Eva é interditada pela Defesa Civil com risco de queda

Comunidade havia sido avisada do risco em 2021, quando o projeto de restauro foi finalizado

Por Aletheya Alves | 08/05/2024 08:51
Igreja São Benedito é uma das mais antigas de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Igreja São Benedito é uma das mais antigas de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Aguardando pelo início das obras de restauro desde 2021, a Igreja São Benedito, localizada na Comunidade Tia Eva, foi interditada pela Defesa Civil nesta semana. Com risco de desabamento da estrutura, o espaço histórico foi fechado na véspera da festa de 105 anos do padroeiro que dá nome à capela.

Presidente da Associação dos Descendentes de Tia Eva, Ronaldo Jeferson da Silva explica que a comunidade já sabia sobre os riscos desde 2021 e, agora, a informação foi confirmada pela Defesa Civil.

“Pelo risco de queda do telhado, achamos por bem pedir a avaliação da Defesa Civil, tendo em vista que desde o final do projeto (de restauro), há três anos, já existia um lado dos arquitetos sobre a possível queda”, relata Ronaldo.

Com o passar do tempo, a estrutura continuou se deteriorando até chegar a um risco ainda maior.

Igreja foi interditada pela Defesa Civil nesta semana. (Foto: Divulgação)
Igreja foi interditada pela Defesa Civil nesta semana. (Foto: Divulgação)
Rachaduras nas paredes da construção, já em 2020. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Rachaduras nas paredes da construção, já em 2020. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O presidente da associação explica que, pensando no agravamento da situação, a comunidade solicitou que o órgão avaliasse a situação. “Agora, perto da festa de 105 anos, a igreja está interditada. A comunidade fica triste com a situação, mas pela segurança, principalmente dos moradores, é o melhor a se fazer no momento”.

Em 2021, o Lado B publicou o projeto que aguarda pelo início das obras. Entre as principais mudanças estão o restauro completo da parte interna (incluindo do telhado), além da inclusão de um novo altar para abrigar e evidenciar a estatueta de São Benedito.

Além da igreja em si, os espaços no entorno da igreja também entram no conjunto das obras. A ideia é de que, justamente, seja utilizado para a realização de festas em homenagem ao santo e apoio às manifestações culturais feitas no Centro de Difusão da Cultura AfroBrasileira.

Em 2022, a Fundação de Cultura havia divulgado que o Governo do Estado investiria R$ 450 mil para as obras, mas até o momento, a execução não teve início.

Festa de São Benedito

Agora, a Festa de São Benedito será realizada com os olhares para a interdição da igreja, definitivamente sem sua participação.

Tendo início no dia 10 de maio com a missa de abertura às 19h, a festa de São Benedito terá show de pagode com Daran Junior às 22h. Nos dias seguintes, haverá terço, torneio de futebol, queima de fogueira e procissão com encerramento no dia 19.

Abaixo, confira fotografias da igreja em 2020.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias