A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 17 de Novembro de 2018

04/11/2018 09:08

Rústicos ou com acabamento 3D, banheiros são novo sonho de consumo

Com ralos discretos e banheiras luxuosas, alguns banheiros são verdadeiros espaços para relaxamento

Thailla Torres
Mistura de rosa milenial e cinza trouxe é o contraste entre o delicado e o urbano em suíte. (Foto: Rafael Lima)Mistura de rosa milenial e cinza trouxe é o contraste entre o delicado e o urbano em suíte. (Foto: Rafael Lima)

Peças com design mais refinado, revestimentos nobres e banheiras luxuosas são parte de projetos sofisticados no espaço mais íntimo da casa, o banheiro. E quem tem dinheiro para pagar pode ter banheiros que vão além da funcionalidade comum e ganhar espaços de relaxamento.

Na Casa Cor MS alguns projetos chamam atenção pelo luxo, outros pela rusticidade que parece ter saído do jardim direto para a suíte, mas sem perder o aconchego nem a cara de banheiro.

Na foto cima o ambiente criado pelas arquitetas Ana Flávia Freitas, Giovanna Cunha e Rafaelle Velasque faz parte da Suíte da Mulher Moderna, com estruturas de metal e linhas retas que são o elemento principal do projeto, que além de um estilo mais moderno, atua como divisória entre o banheiro e closet.

Banheira luxuosa, pendente sofisticado, são detalhes que se destacam. (Foto: Rafael Lima)Banheira luxuosa, pendente sofisticado, são detalhes que se destacam. (Foto: Rafael Lima)
Linhas retas também atuam como divisória entre closet e banheiro. (Foto: Rafael Lima)Linhas retas também atuam como divisória entre closet e banheiro. (Foto: Rafael Lima)
Bancada revestida com porcelanato, fácil limpeza e mais barata que mármore verdadeiro. (Foto: Rafael Lima)Bancada revestida com porcelanato, fácil limpeza e mais barata que mármore verdadeiro. (Foto: Rafael Lima)

O rosa millenial aparece como a cor do momento também no banheiro, com objetivo de mostrar delicadeza em contraste com a cor cinza, estilo mais urbano. Mas para transmitir o ar de mulher moderna, as arquitetas não pouparam detalhes.

Especialmente o revestimento 3D em formado de hexágono, nas cores cimento e rose gold. "O vestimento aparece em três espessuras, o que consegue fazer essa volumetria bacana".

Na área do banho a escolha foi um pisante elevado, o que dá a sensação de estar flutuando. "E também com a intenção de esconder o ralo. Colocamos o ralo linear embaixo do chuveiro, deixamos o pisante com uma leve caída, assim a água escorre direto para o local que se encontra o ralo. Com isso, fugimos do tradicional, sem ralo aparente, deixando o ambiente mais sofisticado".

Com aproveitamento de 12 m² para o banheiro a arquiteta sugere que em espaços maiores é possível trabalhar a arquitetura integrada, especialmente com as divisórias presentes no projeto. "É um ótima solução para otimizar espaço. O banheiro também é um ambiente que deve ser valorizado e com certeza decorado. É onde a pessoa vai tomar seu banho e relaxar, por isso optamos por uma iluminação indireta assim como o quarto e escolhemos esse pendente, para dar um charme ao projeto".

A bancada foi revestida com porcelanato que faz referência ao mármore carrara, um tendência pelo preço mais barato e fácil de limpar. "Ela vem sendo usado, tanto em banheiro quanto em cozinha, porque a limpeza é mais fácil pelo fato de ser menos porosa que o próprio mármore e está preparada para receber altas temperaturas", detalha a arquiteta.

No chão, revestimento fica por conta da madeira e na área de banho há pedras. (Foto: Kísie Ainoã)No chão, revestimento fica por conta da madeira e na área de banho há pedras. (Foto: Kísie Ainoã)
Ráfias usadas no projeto são plantas que sobrevivem sem a luz direta do sol. (Foto: Kísie Ainoã)Ráfias usadas no projeto são plantas que sobrevivem sem a luz direta do sol. (Foto: Kísie Ainoã)

Em outro projeto a integração continua. Inspirado no ator sul-mato-mato-grossense, arquitetas Tainá Binato e Mariana Monnerat trabalharam o projeto de um suíte em contato com a natureza, mas essa aproximação não se resume a plantas ou jardins verticais dentro do espaço. Plantas ornamentais e textura em madeira são elementos principais dentro do banheiro, da bancada à área de banho.

A intenção era criar uma pegada mais rústica. “Que remete ao Mato Grosso do Sul, porém com alguns detalhes que também remetessem ao rio de janeiro, lugar onde Nando mora atualmente”, diz Tainá.

Como a ideia era criar um cenário, como se o banheiro estivesse integrado à natureza, a escolha de plantas usadas na mostra foi essencial. Mas para aplicar no dia a dia, a sugestão da arquiteta é a escola por plantas que sobrevivam sem luz direta do sol, como bambu, ráfia, samambaias e orquídeas.

A área do chuveiro foi revestida com seixos pretos, um tipo de pedra da marca Palimanan, que são facilmente encontradas em Campo Grande. “A ideia era usar materiais naturais para compor todo o conceito natural do projeto”.

Banheiro também integrado ao quarto, com privacidade apenas na área do vaso sanitário.Banheiro também integrado ao quarto, com privacidade apenas na área do vaso sanitário.
Mistura de revistimentos: de um lado plantas que sobrevivem dentro de casa e atrás do vaso são placas de aço adquiridas em ferro velho. (Foto: Kísie Ainoã)Mistura de revistimentos: de um lado plantas que sobrevivem dentro de casa e atrás do vaso são placas de aço adquiridas em ferro velho. (Foto: Kísie Ainoã)
Detalhe das plantas, área do chuveiro com pedras terapêuticas e um ofurô individual. (Foto: Kísie Ainoã)Detalhe das plantas, área do chuveiro com pedras terapêuticas e um ofurô individual. (Foto: Kísie Ainoã)

Apesar do estilo industrial do loft criado pelo trio de arquitetos Artur, Joana e Miralba Moraes, o banheiro integrado ao quarto é um mistura de sofisticação com natureza. Madeira, pedras na área do banho e um jardim vertical em toda parede, até ao lado do vaso sanitário, são elementos que dão um clima de relaxamento.

No lugar de uma banheira para duas pessoas, um ofurô individual, ideal para pequenos espaços pequenos e custa em média R$ 5 mil. “Por ser integrado, o banheiro não podia ter menos atenção do que o restante do loft, porque você está na cozinha e consegue enxergar o banheiro”, observa Joana, que por causa disso foi preciso dar privacidade ao vaso sanitário.

Há quem pense que dá muito trabalho manter um banheiro branco sempre limpo, mas a verdade é que paredes e detalhes em branco são portas abertas para a imaginação. Foi o que levou a arquiteta Alessandra Mafuci a criar o Banheiro Deca, um espaço funcional que recebe todos os visitantes da mostra, mas foi projetado para toda a família em um conceito clean, sofisticado.

O mármore argento é o principal revestimento, em placas polidas no piso e nas paredes, que abraça as cores claras das louças, além de molduras douradas do espelho e um jardim vertical que também traz um pouco do conceito Casa Viva, com a proposta de mostrar um estilo de vida afetuoso  e também rodeado de verde.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Projeto de Alessandra Mafuci com mármore argento, principal revestimento do ambiente. (Foto: Casa Cor MS)Projeto de Alessandra Mafuci com mármore argento, principal revestimento do ambiente. (Foto: Casa Cor MS)


imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.