ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Artes

Abertas inscrições para oficina de “Violão Popular”; aulas iniciam no sábado

Serão duas turmas aos sábados ministrada pelo professor Betinho

Juliene Katayama | 14/03/2015 18:53
Foco das aulas são as músicas regionais do Estado (Foto: Jefferson Beniccio)
Foco das aulas são as músicas regionais do Estado (Foto: Jefferson Beniccio)

A oficina “Violão Popular” está com inscrições abertas e as aulas iniciam no próximo sábado (21) com duas turmas ministradas pelo professor Roberto Carlos Alves, o Betinho . Podem ser inscritos crianças a partir dos oito anos. O foco é a música regional do Estado.

A oficina faz parte do Programa Educativo do Centro Cultural José Octávio Guizzo, uma unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul. As aulas têm inicio em 21 de março e terminam em dezembro, sempre aos sábados em duas turmas: das 8h30 às 9h30 e das 9h30 às 10h30.

As vagas são limitadas e a mensalidade tem o valor de R$ 100,00 + R$ 40,00 para aquisição de apostila única. As inscrições podem ser realizadas na secretaria do Centro Cultural de terça a sexta-feira das 8 às 18 horas ou diretamente com o professor no dia da aula.

A oficina tem o objetivo estimular e incentivar o gosto à música nacional e regional do estado de Mato Grosso do Sul, desenvolvendo a inteligência musical e a socialização através das aulas em grupos e conhecimentos musicais com o ensino melódico, harmônico e rítmico através do violão e com apostila de fácil entendimento.

Biografia - Betinho é professor de violão, cavaquinho, percussão e banjo com mais de 20 anos de carreira, ministra a mesma oficina desde 2009 no Centro Cultural, ministrou aulas também pela Fundac (Fundação de Cultura de Campo Grande), no CCI (Centro de Convivência do Idoso) e também no projeto Pró-Jovem. Já realizou curso de violão com o professor Vladimir Benedito de Carvalho e participou do curso técnico no Conservatório Musical de Campo Grande.

No conteúdo programático da oficina estão incluídos os seguintes assuntos: iniciação ao violão (nomenclatura, cifras, as notas, função dos dedos); prática dos acordes naturais maiores, menores e maiores com sétima da dominante sem pestana (mudança de acordes, combinações harmônicas); vivência rítmica através de batidas (rasgueado e dedilhado) ao violão combinando os seguintes estilos musicais: balada, guarânia, chamamé e soul; Repertório para apresentação: Chalana, Tocando em Frente, Mercedita, Menino da Porteira e exercícios melódicos para independência e fixação da mão esquerda.

O Centro Cultural fica na rua 26 de agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795.

Nos siga no Google Notícias