ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Arte da ponte sobre Rio Paraguai faz 19 anos "lutando" por uma restauração

Criada pelo artista Edson Castro, a pintura "Artes Cacharas" está ja apagadinha e precisa de um upgrade.

Anahi Gurgel | 11/06/2018 17:30
Ponte de captação de água em Corumbá, completa 19 anos e deve passar por restauração. (Foto: Divulgação/Sanesul)
Ponte de captação de água em Corumbá, completa 19 anos e deve passar por restauração. (Foto: Divulgação/Sanesul)

Impossível não se encantar com o cenário que a ponte de captação de águas no Rio Paraguai, um dos principais cartões postais de Corumbá, proporciona aos olhos. Traçado marcante da estrutura, a pintura “Artes Cacharas” completa 19 anos com a expectativa de passar por restauração e atrair ainda mais os apaixonados pela arte.

A ponte, patrimônio da Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), tem 1.300 m² de pintura da malha do peixe cachara, feita em 1999 pelo artista plástico Edson Castro.

Profissional de destaque nacional e internacional, Castro é de Corumbá, mas mora em Paris desde 2009. De passagem por Mato Grosso do Sul, aproveitou para visitar a obra e recordar como nasceu a imagem.

"Naquela época, a ponte estava feia e cheia de lodo. Eu propus para os empresários de turismo criar a pintura, acabar com a concretude, e valorizar o por do sol. Agora o cachara faz parte do cenário da cidade e precisa ser restaurado para preservação do patrimônio cultural de Corumbá", defende o artista.

Imagem sendo pintada em 1999, pelo artista Edson Castro. Precisa de revitalização. (Foto: Divulgação/Sanesul)
Imagem sendo pintada em 1999, pelo artista Edson Castro. Precisa de revitalização. (Foto: Divulgação/Sanesul)

Ele até já encaminhou o Projeto 'Artes Cacharas' ao conhecimento de autoridades de Mato Grosso do Sul para a restauração da pintura na ponte.

"Quando eu a fiz, eu tinha 29 anos, jovem, subi e desci várias vezes de lá, foi rápido, hoje eu precisaria de apoio e demoraríamos uns 40 dias para fazer a restauração completa", calcula.

A obra foi registrada pela Funarte (Fundação Nacional de Artes) e Ministério da Cultura, como arte pública do Brasil em 2002.

“No local só se trabalha no fim do arco, ou seja, a carga sobe e desce com guincho. Essa é a única regional com equipe de mergulhadores para fazer esse serviço ”, destaca o gerente regional da Sanesul, em Corumbá, Eduardo Duque.

Outra vista da ponte sobre Rio Paraguai, cartão postal de Corumbá. (Foto: Divulgação / Sanesul)
Outra vista da ponte sobre Rio Paraguai, cartão postal de Corumbá. (Foto: Divulgação / Sanesul)

Edson hoje realiza exposições temporárias e permanentes em galerias como Galerie Ad Hoc Corner em Saint-Paul de Vence, no sul da França; Yohann Gallery, Galerie Rauchfeld e Galerie Le Pavé d'Orsay, no bairro Saint Germain des Prés, um dos mais importantes polos de galerias e museus de arte da cidade.

Mais pertinho da gente, está com exposição no Sesc Cultura, que fica na Avenida Afonso Pena, 2270. Visitação gratuita até 31 de julho, de terça a sábado, das 10h às 19h30.

Nos siga no Google Notícias