ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Assembleia aprova em primeira votação Sistema Estadual de Cultura

Paula Maciulevicius e Leonardo Rocha | 17/05/2016 11:05
Os parlamentares votaram nesta terça-feira Sistema Estadual de Cultura. (Foto: Wagner Guimarães)
Os parlamentares votaram nesta terça-feira Sistema Estadual de Cultura. (Foto: Wagner Guimarães)

Foi aprovado hoje, em primeira votação, a legalidade do projeto que cria o SEC MS (Sistema Estadual de Cultura). Encaminhado na semana passada para a Assembleia Legislativa em caráter de urgência, o plano agora segue para as comissões de mérito e deve voltar ao plenário para segunda votação ainda nesta semana.

Deputado estadual e líder do Governo, Rinaldo Modesto (PSBD) disse que o projeto foi amplamente discutido com as entidades, como Fórum Estadual de Cultura e os artistas do Estado e por esse motivo, nem precisava ser aberta a discussão na casa. "Já vem com acordo entre Governo e categoria, por essa razão foi pedido caráter de urgência", explicou. 

Com a implantação do plano será mais fácil a viabilização de recursos, o repasse de verba para os municípios investirem nessa área e a maior participação dos artistas nas decisões do setor. Ao Lado B, o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, disse anteriormente que o sistema foi criado no ano passado, como um passo fundamental na valorização da cultura do Estado.

“Antes era um conselho estadual de cultura, com gestor estadual, com a criação de uma secretaria de estado foi preciso mudar os mecanismos estaduais e unificar com o sistema municipal e a União. O sistema de cultura caminha junto com o plano estadual, onde você tem as diretrizes que definem as políticas públicas que serão colocadas em prática para a cultura”, afirma Athayde.

Com a mudança, o conselho se torna sistema, e de apenas 12 membros, a comissão que vai definir políticas passa a ter 28 integrantes, sendo 14 pessoas da sociedade civil e 14 do poder público. A criação do Sistema de Cultura atende exigência constitucional e com isso o Estado passa a ter a inclusão institucional da cultura e a destinação de 20% do FIC (Fundo de Investimentos da Cultura) para os munípios.

Nos siga no Google Notícias