ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Artes

Em festival onde marionetes ganham liberdade, criança nem pisca o olho

Paula Maciulevicius | 25/08/2013 07:02
Espetáculo peruano “Pequenos Contos” de Hugo e Ines: técnica é simples, apenas os atores e muita coordenação motora. (Fotos: Marcos Ermínio)
Espetáculo peruano “Pequenos Contos” de Hugo e Ines: técnica é simples, apenas os atores e muita coordenação motora. (Fotos: Marcos Ermínio)

Parque lotado, diversas atrações e um público de crianças a adultos que nem piscavam. No palco, os bonecos ganharam liberdade em Campo Grande e arrancaram aplausos de pé. Começou neste sábado e continua hoje o Festival Sesi Bonecos do Mundo edição 2013 e já que cultura não tem preço, toda programação é de graça.

A estrutura é de encher os olhos. São três palcos e mais estandes espalhados pelo parque com mostras e espetáculos menores. Por todo canto, gente grande que voltou a ser criança diante das apresentações. É que são tantos detalhes que às vezes se acredita não ser possível que todos os movimentos e expressões sejam apenas bonecos guiados pelas mãos de verdadeiros artistas.

O festival trouxe apresentações de sete países. Uma delas, foi o espetáculo peruano “Pequenos Contos” de Hugo e Ines. A técnica é simples, apenas os atores e muita coordenação motora.

Em 1hora de show, o casal interpreta vários personagens com as mãos, joelhos e até a própria barriga entra em cena. Nos momentos de vida no palco, eles capturam os pequenos momentos poéticos escondidos no cotidiano. Sonhos, frustrações, sucessos e fracassos. Por trás da diversão, quem consegue, interpreta a densidade do espetáculo na narrativa do eterno drama ‘tragicômico’ que é a vida humana.

Eduarda, de 3 anos, só tinha olhos para a alegria dos bonecos no palco.
Eduarda, de 3 anos, só tinha olhos para a alegria dos bonecos no palco.

Com os olhos literalmente vidrados no palco, Eduarda de 3 anos só balançava a cabeça pra dizer que estava gostando e claro, arregalou os olhos quando a gente perguntou o que ela acharia da boneca que tem em casa ganhar vida. Para a pequena, tudo não passa de brincadeira.

A mãe, engenheira agrônoma Elise Galvão, de 33 anos, aplaudiu mais do que o show, a iniciativa. “É uma forma de incentivar a cultura e despertar a imaginação que faz parte da infância”, comentou.

O espetáculo que roubou a cena foram as sombras de mão da companhia Kakashi-Za, do Japão. É nessa hora que quem ainda não voltou aos tempos de criança, se lembra de qualquer brincadeira em meio à sombra. Há quem nunca conseguiu fazer nem se quer um pássaro. E é 1h de show que a brincadeira dos pequenos volta à cabeça numa performance inacreditável.

Pato, elefante, girafa, coruja, galo e tudo o que a imaginação conseguir identificar. São silhuetas e figuras de animais que ganham vida pelas mãos dos artistas.

Na caixa fotográfica, a bailarina que pode fugir da repetição de rodar e rodar dentro da caixinha de música.
Na caixa fotográfica, a bailarina que pode fugir da repetição de rodar e rodar dentro da caixinha de música.

O festival como um todo merece visita. Mas tem um espacinho ao lado do palco 1 que é de encher os olhos. A caixa fotográfica é uma réplica de uma caixinha de música. Por dentro toda vermelha, luzinhas pela cabine e um palco onde está ela, a bailarina que dança no ritmo da caixinha.

Presa à engrenagem cristalizada, a boneca que roda, roda, roda, sem jamais sair do lugar, tem no Bonecos do Mundo, a chance de fugir desse ciclo de repetição. Pelas mãos de quem participa ela pode trocar o movimento da engrenagem pelas cordas de um marionetista libertário. O espírito do Festival está ali. Liberdade para os bonecos e também para si.

A programação continua neste domingo. O Lado B só dá uma dica, as exposições e mostras como a caixa fotográfica tem senhas distribuídas para cada sessão. A fila pode até desanimar, mas vale, e muito, à pena.

A partir das 16h30, com a performance entre o público de Torres Andantes (MG). Exposição Títeres dos Quatro Cantos do Mundo (RJ). Apresentações dos mestres Zé de Vina, Chico Simões, Saúba e Tonho dos Pombos. Espetáculos Caixa de Música e Circo Minimal (RS) na Tenda Teatro.
17h – Circo dos Fios (Rússia)
17h – Mão Viva (Itália)
17h – Bonecrônicas (RS)
18h – Animação Suspensa (EUA)
19h – O Milagre do Santinho Desconfiado (RJ)
20h – A História de Dallae (Coreia)

Em meio às apresentações, há também a casa dos bonecos, pra se ver de pertinho o que encanta no palco.
Em meio às apresentações, há também a casa dos bonecos, pra se ver de pertinho o que encanta no palco.
Nos siga no Google Notícias