ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Em peça, atores representam futuro onde para as minorias se esconder é viver

Adriano Fernandes | 05/07/2015 09:07
Os atores Leandro Faria e Philipe Faria, não são nem dois homens ou duas mulheres. Mas sim o reflexo de um futuro distópico. (Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)
Os atores Leandro Faria e Philipe Faria, não são nem dois homens ou duas mulheres. Mas sim o reflexo de um futuro distópico. (Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)

O quão caótica e angustiante pode se tornar uma sociedade, onde todo e qualquer tipo de diferença é reprimida, violentada, perseguida? Em que um governo autoritário, ditador, usa a religião e a “palavra de Deus” para justificar a supressão de qualquer minoria, seja ela composta por quem for.

Na peça “Subcutâneo – o que define esta por debaixo da pele”, os atores Leandro Faria e Philipe Faria, não são nem dois homens ou duas mulheres. Mas sim o reflexo de um futuro distópico, resultado da submissão que nós, enquanto sociedade, podemos estar ajudando a construir. Um futuro para o qual, podemos estar caminhando.

O ator Leandro Faria, o Lelo, é quem também assina o roteiro ao lado do parceiro, Philipe Faria.  (Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)
O ator Leandro Faria, o Lelo, é quem também assina o roteiro ao lado do parceiro, Philipe Faria. (Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)

Este é o ponto de partida da peça que se passa em um espaço qualquer, um refúgio, onde estes dois personagens se enclausuram depois que o país levou um golpe de estado, e um presidente ditador assumiu o poder.

Nesta realidade extremista, o estado deixou de ser laico, as diferenças culturais foram abolidas, e para quem não fosse homem ou mulher – travestida em sua burca – ambos tementes a Deus, a repressão era pela violência.

O ator Leandro Faria que além de atuar, também foi quem escreveu o roteiro, explica que a peça é uma crítica social sobre como estamos reagindo à atual conjuntura do País. “A base principal da construção deste espetáculo foi criar uma metáfora bem próxima da realidade, mas que ainda não é a nossa realidade”.

“Mostrar para o público que este futuro, não muito distante é consequência da nossa falta de ação na atualidade. Questioná-los se é mesmo esse mundo que queremos”, ele completa. Da elaboração até a concepção da peça, foram dois meses, sendo que o roteiro, foi escrito em apenas 10 dias e adaptado a quatro mãos.

A trilha sonora é outro fator fundamental que delineia a tensão em que vivem estes dois amigos, durante todos os 37 minutos de peça. “É ela quem pontua as reações desses dois personagens ao mesmo tempo em que expõe a influência de uma mídia, que dita o que as pessoas devem fazer e distorce uma realidade, que não é igual para todos”.

Os dois personagens vivem enclausurados, tendo somente a companhia um do outro.  (Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)
Os dois personagens vivem enclausurados, tendo somente a companhia um do outro. (Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)

“Funciona como uma rádio comunitária que é manipulada pela mídia, mas que é a única fonte de informação externa da clausura em que vivem, e em alguns momentos reflete o interior desses personagens”, explica o ator e cantor Philipe Faria, que atua e foi também quem produziu a trilha sonora da peça.

Estes dois indivíduos, Luma e Isis, homem ou mulher, ora masculinos, ora femininos, qualquer distinção de gênero aqui não importa, fica em segundo plano. Juntos, eles relembram quando a liberdade ainda era um direito, suas angústias, lembranças da família, experiências, saudades.

São apenas pessoas que representam toda a pluralidade de diferenças, minorias, sejam elas étnico-racias, culturais, sexuais, tudo em um mesmo contexto. Ambas sendo vítimas do mesmo fundamentalismo que exclui, e faz com que muitas pessoas se escondam, por medo da intolerância. “O ser humano a gente não precisa tolerar, por ele temos que ter respeito”, defende Philipe.

Parceria – Os atores Leandro Faria e Philipe Faria, dividem o roteiro e direção da peça. A parceria tanto na vida, quanto profissional, se estende há quase um ano entre os trabalhos no teatro, cinema e televisão.

A versatilidade na atuação e na dramaturgia de Leandro Faria ou “Lelo”, como prefere ser chamado, e toda a experiência adquirida nos quatro anos em que Philipe estudou teatro musical em Londres, tem gerado bons frutos.

Até o final do ano, os dois ainda pretendem estrear uma peça infantil e uma comédia, além de uma oficina teatral gratuita, com inscrições a partir do dia 1 de julho.

A estréia da peça “Subcutâneo – o que define esta por debaixo da pele”, estreou no mês de maio, durante o evento Luz na Rodô. A segunda apresentação foi no Memorial da Cultura Apolônio de Carvalho, encerrando a programação da “II Semana Cultural Apolo”.

De forma intimista, o público acompanhou sentado, ali mesmo no chão do hall de uma das galerias, a trajetória destes dois personagens, e em meio às palmas, poucos foram os que conteram as lágrimas.

Apoio – Tanto a oficina de teatro, quanto a peça “Subcutâneo – o que define esta por debaixo da pele”, são projetos que dependem do apoio de patrocinadores e contratantes. Os telefones para contato com os artistas são pelos números 9952-1140 ou 8118-3232.

O ator Leandro Faria (ao fundo) e o ator e cantor Philipe Faria. (Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)
O ator Leandro Faria (ao fundo) e o ator e cantor Philipe Faria. (Foto: Helton Pérez/Vaca Azul)
Nos siga no Google Notícias