A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

22/08/2018 08:12

Embrujos de España festeja 30 anos em evento sensível, com músicos do exterior

Thaís Pimenta
Primeiro ensaio aconteceu nesta terça-feira, já com a participação dos convidados. (foto: Paulo Francis)Primeiro ensaio aconteceu nesta terça-feira, já com a participação dos convidados. (foto: Paulo Francis)

Trinta anos é bom tempo de uma vida. Então, imagine o esforço que é manter um grupo de dança pautado na cultura espanhola no meio de Mato Grosso do Sul por todo esse tempo? É o que com muito custo e, claro, muito amor, o Embrujos de España tem feito e, para comemorar todos esses anos dedicados à dança flamenco, realiza um espetáculo nesta quinta-feira (23), às 20h30 no Teatro Glauce Rocha.

E para dançar junto, elas convidaram profissionais de renome do Flamenco internacional sendo a renomada bailarina Yara Castro, residente há 15 anos em Madrid, o músico percussionista Roberto Angerosa, residente em São Paulo, o cantor uruguaio Márcio Bonefon e o renomado guitarrista Fernando de La Rua, também morador de Madrid que estará lançando o seu segundo CD de músicos espanholas "Laural".

O Grupo Embrujos de España foi criado em 1988 pelo Centro Beneficente Espanhol. Atuando há 30 anos completados em abril de 2018 e coordenado pela bailarina Maria Helena Pettengill Fernandes, o grupo é o principal disseminador da cultura espanhola pelo Mato Grosso do Sul, realizando seus próprios espetáculos e participando de eventos realizados pela comunidade artística da cidade, no Estado e outros lugares dentro e fora do País.

 

"Nesta apresentação vai ser tudo ao vivo e nosso primeiro ensaio aconteceu na terça-feira, porque até então a gente ensaiava só com as músicas de Fernando. Já não é a primeira vez que ele vem participar de um evento conosco, nem ele e nem a Yara, inclusive uma das músicas que a gente vai fazer, a 'Tangos Ibicencos', é do primeiro álbum lançado por ele aqui em Campo Grande em 2015. Nós demos uma nova roupagem à primeira coreografia já apresentada por nós", explica Maria Helena.

 

Yara, Fernando e Roberto estão em Campo Grande desde ontem e fazem um som no Jack Music esta semana. (foto: Paulo Francis)Yara, Fernando e Roberto estão em Campo Grande desde ontem e fazem um som no Jack Music esta semana. (foto: Paulo Francis)

Para Fernando e Yara é uma alegria poder estar em Campo Grande neste momento especial para o Embrujos. "A gente já conhece a Maria Helena de anos e vemos o processo de evolução. A Yara, minha esposa, sempre colabora com a parte coreográfica, então fico muito contente de estar aqui,trabalhando, junto ao grupo".

Nestes 30 anos o grupo realizou importantes espetáculos como o "Cante e Baile Flamenco", "El Amor Brujo", "Blanco y Negro", "Embrujos de España 20 anos", "Embrujos de España 25 Anos", "Sons y Sonidos". Ainda sobre momentos especiais, em 2014 o Grupo Embrujos de España participou do Documentário “BR 14 A Rota dos Imigrantes” como personagem da Série Espanha exibido em toda América Latina.

À esquerda, Maria Helena coordena a coreografia do grupo completo. (foto: Paulo Francis)À esquerda, Maria Helena coordena a coreografia do grupo completo. (foto: Paulo Francis)

Maria diz que é um momento muito especial porque, se for pra parar pra pensar, o Embrujos já viver muita história. "E eu costumo sempre dizer que o mais importante disso são as pessoas que a gente conheceu, a amizade formada, o que vivemos juntos. É um momento de relembrar isso tudo com alegria e comemorar".

E pra quem tem interesse em participar das tradicionais danças espanholas, uma boa noticia: "a partir de setembro vamos estar com um estúdio novo de flamenco e vou começar as turmas para crianças e adultos, abrir novas vagas", finaliza Maria.

Para participar do espetáculo em comemoração aos 30 anos é preciso comprar os ingressos na loja Pra Dançar ou pelo site https://www.sympla.com.br/embrujos-de-espana-30-anos__341182. Para mais informações ligue 67 996131703.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.