ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Escritor transforma a própria rua em cenário para romance

Livro Uirapuru será lançado hoje em Campo Grande, no espaço Refazenda.

Thailla Torres | 12/11/2021 13:19
Febraro é autor do livro e se inspirou na própria rua.
Febraro é autor do livro e se inspirou na própria rua.

Uirapuru é o primeiro romance do poeta e escritor campo-grandense Febraro de Oliveira, de 23 anos. A inspiração para a produção do livro veio da rua onde Febraro nasceu e vive, Uirapuru, localizada no Conjunto Habitacional Estrela D'alva I.

A questão de sua rua ter nascido de uma ocupação sempre lhe atravessou, vivia em seu imaginário, assim, o autor buscou registros históricos oficiais sobre o tema, mas só conseguiu informações por moradores da região. Assim, deu vida a rua Uirapuru em forma de palavras e versos e, a transformou em um cenário fictício para o protagonista Léo.

"Uirapuru traz a história de Léo, um jovem que nasce de uma ocupação e está sempre buscando entender o que é pertencer, pertencer a mãe, a própria rua, aos símbolos que ele mesmo cria, é um experimento sobre a ideia de existir. Minha rua, usada de cenário fictício (porque tudo que é narrado, automaticamente, já se é ficção), uma rua que nasce de uma ocupação, perambulando no romance em seu período de transição da sua reocupação pela polícia. Coisa que aconteceu aqui, mas que não foi registrada", explica.

"O livro também não é uma forma de representar uma vida minha ou mesmo a história da rua, passa longe disso. Embora toque em temas sociais bem contemporâneos como as pautas LGBTQIA+, Ocupações, Violência Policial, entre outros, para mim, como autor, a discussão central é sobre a falta e o pertencimento (questões que sempre me foram caras)", acrescenta.

A obra levou 5 anos para ser finalizada, foram dois anos de estudo e três de escrita. Para a produção foram feitas entrevistas, rodas de conversas, moradia e performances, com a ideia de sensibilizar e construir narrativas.

Com o propósito de fomentar a leitura, possibilitar o acesso e ampliar a distribuição do livro Uirapuru pelo estado, serão doados 1.500 exemplares para Escolas Estaduais, Bibliotecas de Campo Grande e para a CUFA MS (Central Única das Favelas de Mato Grosso do Sul).

O lançamento será hoje (12), às 19 horas, no Espaço Refazenda, localizado na rua Frederico Soares, 357. O livro está sendo vendido por R$ 30 reais e já pode ser adquirido pelo site www.febraro.com.br

Nos siga no Google Notícias