ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Espetáculo comemora 15 anos de balé e música clássica na rotina do Nova Lima

Lado B | 03/11/2013 07:50
Orquestra criada para ensinar música à crianças e aos adolescentes.
Orquestra criada para ensinar música à crianças e aos adolescentes.

Lá se vão 15 anos de arte com endereço fixo no bairro Nova Lima. Em uma das regiões mais afastadas do Centro de Campo Grande, crianças cresceram em turmas de dança e, depois, música clássica. Uma oportunidade aberta pelo projeto Viver Bem.

Para comemorar, espetáculo nessa segunda-feira terá orquestra ao vivo e corpo de dança no teatro Glauce Rocha, a partir das 20 horas.

No palco estarão cerca de 80 meninos e meninas. São dançarinos de 9 turmas do projeto e instrumentistas com violinos, violoncelos, contra-baixos, flauta, clarineta, percussão, violão e até a viola caipira, para valorizar a cultura regional.

O grupo tem idades entre 4 e 18 anos. Aos 9, Thaiane da Silva é fã de carteirinha de Luan Santana. A música pop do cantor (torturado por muitos críticos pela qualidade musical) é só uma das facetas da menina. Bailarina do “Bem Viver”, ela diz que se encantou pela dança, pelos movimentos, mas principalmente pelo som. “O que mais eu gosto é a música clássica”, reforça.

Luiza Antunes, de 8, se apaixonou pela arte vendo a irmã dançar. “Me imagino quando crescer, e vou ser bailarina”, diz. A irmã, Ana Carolina Antunes, já tem 14 anos. Faz balé desde os 8 também, depois de muito admirar as bailarinas. “Via em filme, em televisão. Queria muito fazer, mas só consegui porque o projeto é de graça”, comenta.

Agora a garota já participa de apresentações como profissional e quer seguir em frente. “Falta pouco, porque força de vontade e dedicação eu tenho”

Carollyne da Silva, de 14 anos, aprendeu a tocar violino no projeto, que também garante o instrumento. Diz que quer seguir carreira, mas parece mais animada com os estudos da escola regular. “Sei que preciso estudar, porque é difícil viver de música”.

Professor arrumando postura das alunas.
Professor arrumando postura das alunas.

Projeto - Para participar do “Viver Bem”, a única exigência e que os interessados estejam estudando.

A ONG existe graças as mensalidades pagas por membros da diretoria e alguns parceiros. A escola Mace paga o salário de uma das professoras de balé. Uma voluntária assumiu outra turma.

Associação dos Magistrados, empresa LOG Engenharia e ONG de Funcionários da Caixa Econômica colaboram com a Orquestra. Um fôlego maior veio há 3 anos, com recursos da Fundação de Cultura do Estado que serviram para compra dos instrumentos.

“Quando começamos eram 20 crianças, hoje são 153. Criamos o projeto para realizar um sonho, que na época era o balé, impossível para a maioria”, lembra uma das diretoras do Viver Bem, Nelsa Leite Campos.

O curso de Inglês é possível com ajuda da escola Cultura Inglesa. Também há artesanato para as mães e o Shopping Bosque dos Ipês deve ser o próximo apoiador, com incentivo ao coral do projeto.

Festa - A direção de dança e coreografia do espetáculo "15 anos de Viver Bem" são assinadas por Cibele Rodrigues, Selma Azambuja Viana, Devanir Santana e Marinês Santana.

Já a direção e preparação da Orquestra têm Jardel Tatari, Jorge Cáceres e Eduardo Martinelli, um dos responsáveis por várias óperas apresentadas este ano em Campo Grande.

O espetáculo tem entrada gratuita. No bairro Nova Lima, o projeto funciona na rua Randolfo Lima, 620.

Nos siga no Google Notícias