ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Morre aos 90 anos artista plástico Masahiko Fujita, no Hospital Regional

Paula Maciulevicius | 04/11/2015 13:56
Fujita tinha preferência por retratar paisagens urbanas, exaltando Campo Grande.
Fujita tinha preferência por retratar paisagens urbanas, exaltando Campo Grande.

Morreu na manhã desta quarta-feira (4), o artista plástico Masahiko Fujita, aos 90 anos, em decorrência de complicações de uma pneumonia. Fujita já estava internado desde domingo no Hospital Regional, em Campo Grande, depois de sofrer um infarto.

Japonês nascido em Tóquio, seu Fujita foi tenente da Marinha, esteve à frente na Segunda Guerra Mundial pelo país de origem. Aqui, ele chegou aos 38 anos, na década de 60 e transformou em trabalho o que era hobby: o desenho e a pintura. Fujita tinha preferência por retratar paisagens urbanas, fez inúmeras telas exaltando Campo Grande.

Seu Fujita deixa duas filhas e quatro netos. Além de suas telas. (Foto: Celso Kasumi Arakaki)
Seu Fujita deixa duas filhas e quatro netos. Além de suas telas. (Foto: Celso Kasumi Arakaki)

Como mestre, ensinou alunos ao longo dos anos a magia que provocava a junção pincel e tela. Foi professor até os últimos três meses, na Arquitécnica, quando a idade avançada e a saúde já não permitiam mais. A imagem que ilustra a matéria foi fotografada em fevereiro de 2013. Seu Fujita ao lado de um navio de imigrantes com uma bandeira do Brasil.

Ao comprador da tela, ele discorreu sobre o quadro, chamado “Zarpar navio imigrante M. S. Brazil Maru”, que se tratava da embarcação de imigrantes Brasil-Maru e que representava a ele uma tristeza muito grande, dos últimos momentos dos passageiros do navio com a família e os amigos, que depois ficariam para trás.

Seu Fujita deixa duas filhas e quatro netos. Além de suas telas. O velório acontece a partir das 17h, na capela Campo Grande, na Rua 13 de Maio, 4.588, esquina com a Dolor de Andrade. O sepultamento deve ocorrer na manhã desta quinta, no cemitério Santo Antônio, mas ainda não há um horário definido.

Nosso céu e nossos prédios, pelo olhar do seu Fujita.
Nosso céu e nossos prédios, pelo olhar do seu Fujita.
Nos siga no Google Notícias