ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Mostra de foto encara o desafio de fazer de casa um espaço externo

A exposição teve como tema central a possibilidade de fazer com que o espaço interno fosse mostrado como espaço externo

Lucas Mamédio | 05/08/2020 07:45
Teseu e o minotauro por Julia Ccarriconde (Foto: Julia Carriconde)
Teseu e o minotauro por Julia Ccarriconde (Foto: Julia Carriconde)

Os alunos curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul tiveram que se reinventar e lançaram uma exposição virtual de fotografia, fruto dos reflexos da pandemia.

A exposição teve como tema central justamente a possibilidade de fazer com que o espaço interno, caracterizado pela casa, local onde o isolamento social geralmente é feito, fosse mostrado como espaço externo.

Corpo em movimento por Mayara Severino (Foto: Mayara Severino)
Corpo em movimento por Mayara Severino (Foto: Mayara Severino)

“Trabalhamos muito isso dentro da exposição, foi uma forma de aproveitar o momento para criação desse conteúdo visual”, diz a professora Patricia Osses, que coordenou a mostra.

Segundo ela, muitos alunos são do primeiro semestre e já tiveram que lidar com uma série de dificuldades. “Eles foram afetados muito no acesso às câmeras profissionais, nos espaços para fotografia, então tiveram que usar as próprias câmeras ou, na maioria dos casos, celular mesmo”.

A ideia era o Instagram, mas a rede social só aceitava um formato de foto. “Decidimos então usar o Pinterest, que é um plataforma que dá muito mais liberdade, que é um coisa necessária para o artista.

O lançamento de uma exposição é sempre um dos momentos de maior expectativa para o artista, sem poder expor em museus de Campo Grande, a professora e os alunos lançaram o link com as fotos pelo Google Meet.

Madalena por Vinícius Marciano Mutton (Foto: Vinícius Marciano Mutton)
Madalena por Vinícius Marciano Mutton (Foto: Vinícius Marciano Mutton)

“Pensamos como vamos lançar, então fizemos a vernissage de uma vez só pelo Google Meet e partir daí lançamos o link. Foi uma experiência bem bacana, deixamos uma musiquinha no fundo e as pessoas foram visitando as salas, como numa exposição mesmo”.

Patrícia ressalta a importância do encontro em situações como essa, seja de que forma for. “Acabou virando uma grande roda de conversa, os alunos deram seu depoimentos, foi muito bonito, eu não esperava tamanha celebração”.

Para acessar e ver as fotos da exposição basta acessar esse link.

Confira algumas fotos na galeria abaixo:

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias