ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Artes

No Dia do Folclore, contação de história é programa para a criançada

Funcionários espalham história, arte e diversão para os pequenos por meio de vídeos neste período de isolamento social

Raul Delvizio | 22/08/2020 08:11

Desde 1965, ficou oficializado o dia 22 de agosto como o Dia Nacional do Folclore. Aproveitando a data, um grupo de técnicos da Semed (Secretaria Municipal de Educação) escolheu a vitória-régia, típica da região Norte, para ser tema de mais uma contação teatral de histórias. A planta, que também pode ser encontrada no Pantanal sul-mato-grossense, é repleta de mistérios e tradições populares.

Adriana Portugal segura livro com ilustrações baseadas no conto da vitória-régia. (Foto: Arquivo Pessoal)
Adriana Portugal segura livro com ilustrações baseadas no conto da vitória-régia. (Foto: Arquivo Pessoal)

"Adaptamos a lenda com a linguagem artística de cada integrante, reunindo magia e encantamento ao universo da história, para despertar a criatividade, mostrar o que há de mais brasileiro", explica a arte-educadora Adriana Portugal, que participa do Grupo Arte DEAC (Divisão de Esporte, Arte e Cultura) da Semed.

No vídeo, o diferencial está no tamanho do livro, com quase um metro de altura, todo ilustrado. "Detalhe é que o Rafael Bendô, que também está com a gente, compôs uma música exclusiva em homenagem à vitória-régia", ressalta.

Grupo em performance para alunos da rede pública municipal. (Foto: Arquivo Pessoal)
Grupo em performance para alunos da rede pública municipal. (Foto: Arquivo Pessoal)

A proposta surgiu em 2018 já com o viés educativo, de unir o ato de contar histórias com o lúdico, o teatral, por meio da música, dança e das artes visuais. Até o ano passado, já somavam mais de 105 apresentações em 100 escolas públicas da rede municipal. Na pandemia, os cinco integrantes continuaram com os trabalhos, mas adaptando à realidade do não-presencial. "Criamos um perfil no Instagram e um canal no YouTube. Em seguida, acabamos firmando uma parceria de transmissão com a TV Reme, que integra o quadro da TV Educativa do Estado", comenta Adriana. Segundo ela, cada um tem a liberdade de procurar histórias e juntos vão fazendo uma costura de ideias, mas alinhada à uma determinada temática principal.

E sobre esses dois últimos anos de atuação do Grupo Arte DEAC, as crianças que ainda não puderam assistir às performances ao vivo serão recompensadas no dia delas. "Já estamos no processo de montagem de um grande espetáculo virtual para 12 de outubro, Dia das Crianças. Vamos falar sobre Campo Grande, contar as histórias do povo daqui, dos monumentos. No presencial, a resposta sempre foi muito positiva, de alegria, de calor humano. Mas vamos continuar seguros e mostrar que o afeto também pode ser no virtual. E a arte também”.

Grupo Arte DEAC em apresentação no interior do Estado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Grupo Arte DEAC em apresentação no interior do Estado. (Foto: Arquivo Pessoal)

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias